CAPS Fragata expõe no Corredor Arte do HE
O Corredor Arte do Hospital Escola UFPel recebe a sua 284ª exposição. O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Fragata apresenta 24 obras, entre telas pintadas a óleo e acrílico e desenhos sobre papel. A exposição retrata a arte como terapia, um instrumento de integração social e revelador de talentos muitas vezes surpreendentes.
A coordenadora da oficina de arte, artesã Clélia Solange Porciúncula, traz trabalhos dos pacientes que recebem auxílio no CAPS Fragata, representando a sensibilidade individual e o reconhecimento daquelas pessoas. “Não conseguia imaginar a importância desse projeto quando comecei a trabalhar lá, mas agora me dou por conta da diferença que podemos fazer na vida das pessoas” falou a artesã.
O que realmente importa nos trabalhos apresentados no Corredor Arte não é o resultado, e sim o processo de produção pelo qual os envolvidos passam para chegar à tela final. “Nosso objetivo é a expressão do paciente, como a pessoa está em seu interior” falou a coordenadora do CAPS Fragata, Denise Gullo de Matos.
Através da arte é possível identificar o estado psicológico dos indivíduos. O material é disponibilizado pela Prefeitura Municipal de Pelotas, e as oficinas têm como objetivo reabilitar pessoas com os mais diversos transtornos psíquicos.
“A reabilitação é algo possível, e essa mostra tem como intuito mostrar isso para o público” completou Clélia. A exposição do CAPS Fragata prossegue até o dia 16 de setembro, das 7h às 22h no Corredor Arte do HE (Rua Prof. Araújo, nº538).