Hospital Regional e Centro de Reabilitação são tema de reunião com a secretária estadual da Saúde

DSC_0073Como parte da agenda da secretária estadual da Saúde, Sandra Maria Sales Fagundes, na região, foi realizada na manhã desta quinta-feira(28), na 3ª Coordenadoria Regional da Saúde, em Pelotas, encontro que reuniu representantes de diversas instituições para tratar de temas relacionados à área da Saúde, cuja demanda – muito acima de outras áreas – foi evidenciada nos processos de consulta popular, realizados nos últimos anos.

Na última consulta, de 55 mil participantes, 32 mil votaram pela construção de um Hospital Regional, cem por cento SUS.

DSC_0037Além da secretária estadual, participaram do encontro o coordenador regional de Saúde, Milton Martins; a secretária municipal de Saúde, Arita Bergmann; a presidente do Corede-Sul, Roselani Silva; o reitor da UFPel, professor Mauro Del Pino; a diretora do Hospital Escola da UFPel, Julieta Carriconde Fripp; e representantes da Secretaria Estadual de Planejamento e Associação de Municípios da Zona Sul (Azonasul).

Na reunião, a presidente do Corede-Sul, manifestou preocupação com os últimos dados do Idese (Índice de Desenvolvimento Socioeconômico), que entre 28 regiões apontou a Zona Sul na 24ª posição. “Saúde é nossa maior preocupação, diante desses indicadores”, disse Roselani Silva.

Segundo a coordenação do processo de consulta popular da Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã do RS, a construção de um hospital de dimensões regionais envolve recursos muito altos, que dificultam a iniciativa isolada do governo estadual. O fato de a UFPel já estar envolvida neste esforço e a possibilidade de contar com recursos federais, via Ebserh, é visto como um elemento facilitador, fazendo com que o estado entre apenas como um parceiro da iniciativa.

“A construção de um hospital capaz de realizar procedimentos de maior resolutibilidade e maior complexidade é uma prioridade da região”, admitiu a secretária estadual da Saúde, Sandra Maria Fagundes, colocando no mesmo nível de necessidade o projeto, também conduzido pela UFPel, de construção do Centro Especializado em Reabilitação (CER) – dedicado ao atendimento de pessoas com deficiências. Sandra se mostrou favorável à criação de uma rede de atendimento a esse público no Rio Grande do Sul. “É salutar que as forças vivas da região estão caminhando nessa direção”, observou.

De sua parte, o reitor Mauro Del Pino também destacou a importância da parceria entre as entidades e gestores na busca de alternativas e soluções para a área da Saúde. Em recente visita à Secretaria Estadual da Saúde, Del Pino apresentou os encaminhamentos para a construção do novo Hospital Escola da UFPel e as ações desenvolvidas visando a expansão do atual hospital, aumentando a oferta de leitos para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Publicado em 29/08/2014, nas categorias Destaque, Notícias.