Comissão monitora concessão de Bolsa Permanência a indígenas e quilombolas

Portaria assinada pelo reitor Mauro Del Pino nesta segunda-feira(25) designou Comissão Interdisciplinar incumbida da avaliação e fiscalização da concessão de Bolsa Permanência a alunos indígenas e quilombolas. A comissão será presidida pelo Coordenador de Políticas Estudantis da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Prae), Sandro Luiz Nunes da Cunha, e contará também com os professores Georgina Helena Lima Nunes, Marcus Vinicius Spolle, Rosemar Gomes Lemos e Rosane Aparecida Rubert.

A comissão, cuja instituição atende a exigência do Ministério da Educação, iniciará seu trabalho de imediato, uma vez que já existem requerimentos de alunos de comunidades quilombolas no aguardo de avaliação.

Cabe ao grupo fazer a análise caso a caso, verificando se o candidato se enquadra nos requisitos legais. Para fazer jus ao benefício, os alunos devem requerê-lo, mediante comprovação de que são oriundos de comunidades indígenas ou quilombolas. “O motivo da vinda do estudante a Pelotas tem quer a atividade acadêmica”, ressalta Sandro Cunha.

O Programa Bolsa Permanência é uma ação do Governo Federal de concessão de auxílio financeiro a estudantes matriculados em Instituições Federais de Ensino Superior  em situação de vulnerabilidade socioeconômica e para estudantes indígenas e quilombolas*.

Os cursos da UFPel, que atendem ao critério da carga horária exigida pelo Programa são: Enfermagem; Engenharia Agrícola; Engenharia Ambiental e Sanitária; Farmácia;  Letras – Português/Alemão; Letras – Português/Espanhol; Letras –  Português/Francês;  Letras –  Português/ Inglês;  Medicina;  Odontologia; Terapia Ocupacional.

Todos os alunos interessados devem acessar www.permanencia.mec.gov.br,  lendo com atenção o Manual da Bolsa Permanência, para logo a seguir encaminhar a documentação à Coordenação de Integração Estudantil (Av. Bento Gonçalves, 3395), de segunda à sexta-feira, das 8h às 19h.

Publicado em 28/08/2014, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.