Patrimônio arquitetônico de Pelotas é representado por modelos virtuais desenvolvidos pela UFPel

googlenovoDepois de inúmeros trâmites, que incluíram a aprovação do Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Cocepe) e a obtenção de pareceres jurídicos das duas instituições, foi finalmente publicado no Diário Oficial da União da quarta-feira(20) o extrato do Acordo de Cooperação técnica entre a UFPel e a Prefeitura Municipal de Pelotas que objetiva a conjugação de esforços no sentido de implementar o uso de tecnologias de representação e de visualização avançada, assim como um objeto de design, para a valorização e difusão do patrimônio arquitetônico da cidade de Pelotas.

Imagem1Pelo acordo, a UFPel disponibilizará os resultados do desenvolvimento do Projeto de Pesquisa Modela Pelotas e do Projeto de Extensão Oficinas de Ensino/Aprendizagem de Gráfica Digital, ambos desenvolvidos pelo Grupo de Estudo para o Ensino/Aprendizagem de Gráfica Digital (Gegradi), registrado junto ao CNPq e dirigido por docentes do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUurb/UFPel).

O acordo, que tem vigência de 24 meses, está amparado pelas leis nºs 8.666/93, 8.958/94 e 9.394/96, e demais disposições legais aplicáveis ao tema.

Imagem3Os resultados a serem disponibilizados referem-se à produção de representações relativas ao patrimônio arquitetônico de Pelotas, como modelos virtuais tridimensionais adequados para visualização em sistemas através da Internet e que permitem a interação em tempo real, imagens anamórficas, entre outros. Também serão disponibilizados ao Município os resultados do desenvolvimento do Projeto de Pesquisa Alfa Gaviota, financiado pela Programa Alfa III da Comunidade Europeia e desenvolvido em rede de 12 universidades – quatro europeias e oito latinoamericanas, entre as quais a UFPel.

Cabe à Prefeitura Municipal disponibilizar o acesso gratuito aos modelos virtuais tridimensionais através de seu site ou de sites de Secretarias Municipais e atualizar o acervo digital dos modelos a serem visualizados em realidade aumentada, na medida em que forem sendo disponibilizados pela UFPel.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Adriane Borda, o trabalho tem demonstrado a possibilidade de construção de conhecimento sobre o patrimônio representado, e permitido a constituição efetiva de uma coleção de modelos relativos a um conjunto de objetos de interesse patrimonial, apontando para significados especiais de uso dos modelos.

“Desta maneira, considera-se a perspectiva de, através de um processo colaborativo, de estudantes, pesquisadores e agentes de instituições responsáveis pela preservação, documentação e difusão de patrimônio, estabelecer um processo contínuo de produção e uso de modelos, em realidade virtual, aumentada e em impressão 3D, que possam ser explorados para incrementar diversas atividades profissionais, sociais e culturais”, observa Adriane.

Na avaliação do reitor Mauro Del Pino, o acordo firmado entre a UFPel e a Prefeitura, através da produção de conhecimento acadêmico, é algo que merece elogios, pois vai na direção daquilo que uma  universidade pública tem a oferecer em termos de desenvolvimento social. “Trata-se de mais um exemplo do que a instituição vem desenvolvendo na implementação de novas tecnologias, que estão em sintonia com as necessidades de desenvolvimento da cidade e demonstram a capacidade de nossos professores, estudantes e servidores na elaboração de projetos de impacto social”, opina.

Figura 1: Visualização, através do Google Earth do centro histórico da Cidade de Pelotas, destacando-se os modelos digitais tridimensionais já disponibilizados

Figura 2: Modelos relativos ao patrimônio arquitetônico associado à Universidade Federal de Pelotas, publicados no Google Earth.

Figura 3: Modelos digitais referentes à arquitetura pelotense, para a geração de animações, produzidos por estudantes do Curso de Especialização em Gráfica Digital/UFPel

Figura 4: À esquerda um modelo digital referente à arquitetura pelotense. Ao centro material educativo, com a planificação do modelo. À direita, imagem do modelo físico obtido a partir da planificação

Publicado em 26/08/2014, nas categorias Destaque, Notícias.