Professores do PPGBBio aprovam projetos para popularização da ciência

Os professores Rafael Guerra Lund  e Márcia Foster Mesko, do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Biosprospecção (PPGBBio) tiveram aprovados recentemente, no Edital FAPERGS/CAPES – PICMEL 03/2014, os projetos de pesquisa intitulados “Projeto Microbiota: Explorando um mundo invisível” e “Obtenção de biodiesel a partir de óleo comestível residual: uma ação de caráter ambiental aplicada para a motivação educacional”.

Os trabalhos têm por objetivo despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais em ciências, envolvendo alunos do ensino público do Rio Grande do Sul. O projeto é desenvolvido com estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública estadual de Pelotas e visa aproximar os alunos ao cotidiano universitário, familiarizando-os com o ambiente acadêmico em instituições de ensino superior, motivando sua formação como estudantes e jovens cientistas.

Foram 42 projetos aprovados até o momento (resultado preliminar) neste Edital, sendo dois da UFPel. “A captação desse tipo de recurso é importante, pois a popularização da ciência e a interação de programas de pós-graduação com o ensino básico são importantes aspectos considerados na avaliação de PPGs pela Capes”, afirmam os professores. O resultado preliminar do projeto está disponível no link abaixo.

Publicado em 25/08/2014, na categoria Notícias.