Site do Monitor das Eleições Brasil 2014 é lançado

Está no ar o site do Monitor das Eleições Brasil 2014. Nele, podem ser encontrados os dados referentes ao projeto, apresentados em diferentes formas, incluindo gráficos. O site terá atualização semanal, sempre acrescentando os dados coletados por meio do monitoramento dos candidatos políticos. No site ainda podem ser encontradas outras informações, como membros do projeto, meios para contato e publicações referentes aos dados obtidos.

Desenvolvido por alunos e professores da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o projeto Monitor das Eleições tem como objetivo proporcionar a professores, alunos e a comunidade em geral a chance de observar como a mídia social está sendo utilizada pelos candidatos políticos durante as eleições. O projeto surgiu em 2012, organizado por Raquel Recuero, do curso de Comunicação Social na UCPel e Guilherme da Rosa e Ana Bandeira, dos cursos de Design Gráfico e Design Digital na UFPel. Na primeira edição foram monitoradas as eleições municipais de Pelotas.

Na segunda edição, em 2014, o projeto cresceu e se tornou mais complexo. O número de elementos coletados aumentou, bem como as ideias sobre como analisar tudo isso. A equipe responsável também aumentou e o projeto está sendo coordenado por Raquel Recuero, da UCPel, Gabriela Zago, dos cursos de Design da UFPel, e Marco Toledo Bastos, pós-doutorando na Duke University, nos Estados Unidos. Os alunos participantes são Alexsander Moreira, Carolina Monquelate, Carolina Rezende, Clara Freitas, Érica Barros, Erick Zanini, Felipe Soares, Paula Viegas, Rafael Acosta, Roberta Osandabaraz, Suelen Freda e Vivian Vieira, do curso de Comunicação Social da UCPel, Camila Polino, do curso de Design Digital da UFPel, Carolina Macksoud e Waleska Teixeira, do curso de Design Gráfico da UFPel, Allan Casagrande, do curso de Letras da UFPel, Ana Paula Malvina, do curso de Antropologia da UFPel, e Letícia Schinestsck, mestranda em Letras na UCPel. O foco, em 2014, são as eleições para presidente, mas as atuações dos candidatos para os cargos de governadores também estão sendo observadas. O Monitor das Eleições Brasil 2014 utiliza dados públicos, que são coletados e agregados em gráficos, disponibilizados semanalmente no site do projeto, preocupando-se com a sistematização de dados de forma a gerar um conjunto de informações que permitam acompanhar como se deu o uso das plataformas Facebook e Twitter pelos candidatos.

O site pode ser acessado em http://monitordaseleicoes.org/.

Publicado em 22/08/2014, na categoria Notícias.