Semana para debater a Constituinte

constituinte-120x120 A comunidade da UFPel está tendo, nesta semana, boas oportunidades para debater a Constituinte Universitária e até para tomar maior conhecimento sobre o assunto. Na terça-feira (26), no Ginásio da AABB, ocorreu grande debate com a comunidade sobre a metodologia da Constituinte. Já existe uma proposta de consenso, a ser apreciada e debatida. O Conselho Universitário deve, no dia 1º de setembro, próxima segunda-feira, votar a metodologia. Antes disso, o assunto é debatido também nas unidades.

Calendário

Dia 26.08 – (terça-feira) – Debate da Comunidade Acadêmica sobre Metodologia do Processo Constituinte.

Dia 28.08 – (quinta-feira) – Debates sobre Metodologia do Processo Constituinte, nas Unidades Acadêmicas, devendo ser suspensas as atividades. As unidades sediadas no campus Capão do Leão decidiram realizar um encontro conjunto às 14h, no auditório da Faculdade de Agronomia. Já as unidades do campus Porto se reunirão nesta quinta-feira pela manhã, às 9h, no auditório da Reitoria (4º andar). Algumas unidades farão encontros próprios. Informe-se em sua unidade sobre o tema.

Dia 01.09 – (segunda-feira) – Reunião do Conselho Universitário para apreciar a proposta de Metodologia do Processo Constituinte.

O que é Constituinte

Confira no folder GR_Folder Constituinte (WEB)  as informações sobre o que é o processo constituinte.

Na página   http://wp.ufpel.edu.br/constituinte/ acompanhe todas as notícias sobre o assunto.

Proposta

Uma comissão elaborou proposta de consenso sobre a metodologia que será submetida ao Consun, visando o processo constituinte da UFPel. A proposta foi apresentada a representações da comunidade acadêmica.

O documento que regulamenta o processo de elaboração do Projeto Pedagógico Institucional, do Estatuto e do Regimento Geral da UFPel, foi construído a partir das propostas apresentadas junto ao Conselho Universitário pela gestão da Universidade e pelos professores Sidney Gonçalves Vieira, do ICH, e Ricardo Fiegenbaum, do CLC.

A comissão, durante visitas a representações da comunidade, realizadas em junho, anotou sugestões e tentou dirimir dúvidas. “A ideia é divulgar a proposta, ampliando as discussões”, observou a assessora da Reitoria, professora Lorena Almeida Gill. Clique no arquivo abaixo para ver a proposta.

Constituinte Universitária – Proposta de Regulamento de Constituinte

Veja apresentação com um histórico do processo desde 2013, informações sobre o que é Constituinte e por que fazê-la e com os principais pontos da proposta no arquivo   Constituinte-Apresentacao.

Publicado em 22/08/2014, na categoria Manchete.