Coordenador do Nupeec recebe Prêmio Futuro da Terra

marcio n. correaResultado de seu trabalho na coordenação do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária (Nupeec), da Faculdade de Veterinária, e como professor da UFPel há 12 anos, Marcio Nunes Corrêa receberá, no dia 1º de setembro, às 19h30, no Auditório da Farsul, durante a 37ª Expointer, o prêmio O Futuro da Terra, concedido em iniciativa conjunta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e Jornal do Comércio.

A cada ano são selecionados pesquisadores do setor primário, com base no conjunto de seu trabalho, prestação de serviços, atividades em pesquisa, ensino e extensão feitos durante sua vida. As categorias de premiação são Novas Alternativas Agrícolas, Tecnologia Rural, Cadeias de Produção Agrícola, Preservação Ambiental e o Prêmio Especial, para o qual Fachinello foi escolhido.

As pesquisas do docente da UFPel direcionam-se à melhoria do desempenho da produção de leite e de carne, implementando processos inovadores no campo. É neste ambiente de ele desenvolve, com a ajuda de uma equipe de 66 pessoas, produtos e tecnologias com aplicabilidade em cadeias produtivas de sistemas pecuários, capazes de melhorar a eficiência reprodutiva dos rebanhos, com foco principal no gado leiteiro.

Os resultados deste trabalho já circulam no mercado, onde o conhecimento tem sido disseminado por mais de 200 profissionais, que integraram o Nupeec na última década. São egressos da Universidade que atuam não somente na iniciativa privada, mas também no setor público (em órgãos como Embrapa e institutos federais) e em outras instituições de ensino superior.

Os estudos desenvolvidos no Nupeec englobam questões de sanidade animal, e clínicas, além nutricionais e reprodutivas.

Publicado em 18/08/2014, na categoria Notícias.