Ofícios em Extinção no Corredor Arte

vinicius_kusmaO Corredor Arte do Hospital Escola UFPel abriga, até o dia 26 de agosto, a exposição fotográfica “Ofícios em Extinção”, de Vinícius Kusma.

relojoeiroA mostra faz parte de um projeto de pesquisa intitulado “À beira da extinção: memórias de trabalhadores cujos ofícios estão em vias de desaparecer” coordenado pela professora Lorena Almeida Gill, coordenadora do Núcleo de Documentação Histórica (NDH) do Instituto de Ciências Humanas da UFPel. Este projeto tem como questão relevante analisar aquelas profissões à beira da extinção, como relojoeiros, sapateiros, alfaiates, afiadores de faca, tecelãs, estivadores, parteiras, guasqueiros; ofícios que insistem em se manter em um mundo que parece não querer mais lhes dar qualquer tipo de espaço, já que, muitas vezes, aquilo que oferecem se tornou descartável.

ViniciusAluno do Mestrado em Antropologia Social e Cultural da UFPel, Vinicius Kusma participou do projeto a convite da professora Lorena, que já conhecia seu trabalho. “A minha participação surgiu em razão do desejo em obter imagens não apenas com uma intenção documental, mas também como uma forma de registrar a singularidade de cada ofício, e trazer para o mundo latente e nostálgico da imagem em preto e branco, todo o romantismo e o teor de realidade vivida por cada um dos retratados, imersos nas particularidades de cada um dos seus contextos”, explica.

guasqueiroO artista usa a fotografia em preto e branco para registrar aquilo que está deixando de ser comum na sociedade. “Um ‘clic’, e um registro da imagem no tempo… a imagem em preto e branco que retrata o tempo da memória”, dessa maneira Kusma consegue definir seu trabalho, que pode ser visto em qualquer dia da semana, das 7h às 22h, no Corredor Arte do Hospital Escola.

Publicado em 12/08/2014, na categoria Notícias.