Professor da UFPel recebe Prêmio Futuro da Terra

fachinelloO professor do curso de Agronomia da UFPel, José Carlos Fachinello, foi indicado ao Prêmio Futuro da Terra de 2014, por sua dedicação à pesquisa na área de fruticultura.

O Prêmio Futuro da Terra está na sua 18ª edição e é uma realização conjunta entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e o Jornal do Comércio. A cada ano são selecionados pesquisadores do setor primário, com base no conjunto de seu trabalho, prestação de serviços, atividades em pesquisa, ensino e extensão feitos durante sua vida. As categorias de premiação são Novas Alternativas Agrícolas, Tecnologia Rural, Cadeias de Produção Agrícola, Preservação Ambiental e o Prêmio Especial, para o qual Fachinello foi escolhido.

Há 30 anos, o engenheiro agrônomo trabalha com pesquisa em fruticultura, tendo mestrado no assunto pela UFPel. Já foi presidente da Sociedade Brasileira de Fruticultura por dois mandatos, diretor da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel e é coordenador do Curso de Pós-Graduação em Agronomia na UFPel, onde é professor há 36 anos.

Um dos destaques do trabalho é a produção de alimentos seguros focando nas espécies de clima temperado, com a aplicação das chamadas boas práticas agrícolas. As atividades são realizadas no Laboratório de Agronomia (LabAgro), prédio financiado pela Finep. Segundo o professor Fachinello, a área de fruticultura da UFPel tem uma representação muito grande em nível nacional. A Universidade conta com modernos laboratórios para atender a parte de produção de mudas, da qualidade e armazenamento das frutas, fisiologia das plantas e biotecnologia. Possui uma área experimental com aproximadamente 15 hectares localizados no Centro Agropecuário da Palma, onde são desenvolvidos trabalhos com melhoramento genético, manejo e tratos culturais de 20 espécies frutíferas, capacitação de estudantes e professores, além de servir como área demonstrativa para a produção de frutas.

A entrega de prêmios do Futuro da Terra está agendada para o dia 1º de setembro às 19h30, no Auditório da Farsul, em Esteio (RS). Fará parte da 37ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer), a ser realizada entre 30 de agosto e 7 de setembro.

Publicado em 11/08/2014, na categoria Notícias.