Início do conteúdo

UFPel completa 45 anos

hoje 1 hoje 2 ufpel hoje Ufpel 45 Anos (web) A Universidade Federal de Pelotas, cujas origens remontam ao Século 19, com o surgimento da Escola de Agronomia Eliseu Maciel, completou no dia 8 de agosto 45 anos de criação oficial. A história que percorre três séculos é marcada pela vocação ao desenvolvimento da educação e da sociedade, através de investimentos contínuos em Ciência e Tecnologia e em Arte e Cultura. Hoje, a UFPel é uma instituição que se reconstrói a cada dia, com o objetivo de ficar pronta para os desafios do Século 21.

A UFPel é uma universidade de excelência, referência em diversas áreas do conhecimento no país e no exterior. Orientada por princípios de gestão democrática, transparente, participativa e inclusiva, é hoje um agente imprescindível para o desenvolvimento social, político, econômico e cultural das comunidades da Região Sul do país.

A Universidade possui, em função de sua origem, um rico acervo cultural, composto por edificações históricas de reconhecido valor arquitetônico e por bens móveis de diversas categorias, como obras de arte e coleções que compõem seus acervos museológicos.

A atual gestão da UFPel, além de reconhecer o valor do patrimônio cultural que está sob guarda da Universidade, inicia a implementação de uma política de gestão e educação patrimonial que busca promover uma efetiva sensação de pertencimento da comunidade em relação aos seus bens culturais, a partir de ações coordenadas de catalogação, recuperação, restauro, salvaguarda, divulgação e utilização pública dos bens culturais que, em última análise, pertencem à comunidade da região da cidade de Pelotas.

“Sustentada no tripé ensino, pesquisa e extensão, a UFPel é acima de tudo um patrimônio público, comprometida com a mediação na busca de soluções sustentáveis para demandas sociais e científicas e com sua missão de promover a formação integral e permanente do profissional, construindo o conhecimento e a cultura, comprometidos com os valores da vida, com a construção e o progresso da sociedade”, observa o reitor, Mauro Del Pino.

A UFPel oferta hoje 98 cursos de graduação, sendo cinco a distância, 19 cursos de doutorado, 41 de mestrado, 17 cursos de especialização, nove programas de residências médicas e quatro de residência multiprofissional. Além destas modalidades de ensino, a UFPel participa do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), na modalidade de educação a distância. Atualmente a Universidade conta com mais de 14 mil estudantes presenciais e cerca de cinco mil a distância em cursos de graduação, mais de 2,5 mil estudantes de pós-graduação, além de mais de 1,3 mil técnico-administrativos e de 1,3 mil docentes, dos quais mais de 950 são doutores.

História

A história da UFPel remonta à Universidade Rural do Sul (URS), cujo surgimento, em 1960, resultou de esforços movidos por professores da Escola de Agronomia Eliseu Maciel, que desde 1957 lutavam por sua criação.

O decreto que criava a Universidade Rural do Sul, vinculada ao Ministério da Agricultura, era composto pela centenária Escola de Agronomia Eliseu Maciel, Escola Superior de Ciências Domésticas, Escola de Veterinária, Escola de Pós-Graduação e pelo Centro de Treinamento e Informação (Cetreisul), considerado uma unidade acadêmica.

Em 1967, o decreto número 60.731 federaliza a Universidade Rural do Sul, sendo transferida para o Ministério da Educação e Cultura, passando a denominar-se Universidade Federal Rural do Rio Grande do Sul (UFRRS), e as unidades passam de cursos a faculdades.

Em 1968, foi criada uma comissão composta por professores e acadêmicos, destinada a estudar e propor a reestruturação da universidade.

Assim, em 8 de agosto de 1969, o Presidente da República assinou decreto que transformou a Universidade Federal Rural do Rio Grande do Sul, em Universidade Federal de Pelotas (UFPel), composta pelas Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (criada em 1883), Faculdade de Veterinária, Faculdade de Ciências Domésticas, Faculdade de Direito (fundada em 1912), Faculdade de Odontologia (1911) – as duas últimas pertencentes à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e o Instituto de Sociologia e Política (ISP), fundado em 1958. E outras instituições particulares que existiam em Pelotas foram agregadas à UFPel, como o Conservatório de Música de Pelotas, a Escola de Belas Artes Dona Carmen Trápaga Simões e o Curso de Medicina do Instituto Pró-Ensino Superior no Sul do Estado (Ipesse). E, no mesmo ano, o Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG), também passou a fazer parte da UFPel.

De sua parte, a Faculdade de Ciências Domésticas deu origem a outras unidades, como a Faculdade de Educação, o Curso de Química de Alimentos e a Faculdade de Administração e de Turismo. Foi responsável também pela criação do Serviço de Informação e Orientação ao Consumidor (Siocon), que atuou durante 18 anos em Pelotas, na educação e defesa do consumidor. O objeto de estudo da Faculdade de Ciências Domésticas sempre foi a família, principalmente a de baixa renda. Formava profissionais bacharéis e licenciados para ensino de primeiro e segundo graus. Teve seu último vestibular em 1997.

A Universidade Federal de Pelotas teve como primeiro reitor o professor Delfim Mendes Silveira, diretor da Faculdade de Direito, que administrou a Universidade até 1977. Em sua gestão a UFPel expandiu-se, tanto em número de cursos quanto de alunos, estruturando-se como universidade e construindo o seu campus nas instalações da antiga UFRRS, junto à Faculdade de Agronomia.

Na sequência, ocuparam o cargo de reitor os professores Ibsen Wetzel Stephan(1977-1981), José Emílio Gonçalves Araújo(1982-1984), Ruy Brasil Barbedo Antunes(1984-1988), Amílcar Goyhenex Gigante(1989-1993), Antonio Cesar Gonçalves Borges(1993-1997), Inguelore Scheunemann de Souza(1997-out/2004), André Luiz Haack(dez/2004 a janeiro/2005 – pro tempore), Antonio Cesar Gonçalves Borges(2005-2009 e 2009-2013) e Mauro Augusto Burkert Del Pino (atual).

Como vice-reitores, figuram os nomes dos professores Renato Rodrigues Peixoto, Alexandre Valério da Cunha, Guido Kaster, Clinéa Campos Langlois, Léo Zilberknop, Paulo Eduardo Brenner Soares, Luiz Henrique Schuch, Daniel de Souza Soares Rassier, José Carlos da Silveira Osório, Jorge Luiz Nedel, André Luiz Haack, Telmo Pagana Xavier, Manoel Luiz Brenner de Moraes, Carlos Rogério Mauch e Denise Gigante (atual).

A administração superior da UFPel compõe-se do Conselho Diretor da Fundação(Condir); Conselho Universitário(Consun); Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e Extensão(Cocepe); e Reitoria.

Programação

Uma programação, a ser desenvolvida até o fim do ano e que começou no dia 8 de agosto com almoço festivo no CTG Thomaz Luiz Osório, marca os 45 anos da UFPel. Confira:

  Agosto
 08  Almoço Comemorativo
 18 Recepção dos alunos pelos Colegiados de Curso
26 e 27 II Seminário Internacional Imagens da Justiça, Currículo e Educação Jurídica
 29 Calourada dos 45 Anos
Setembro
 Congresso de Iniciação Científica  – Encontro da Pós-Graduação  –  Congresso de Extensão e Cultura
Outubro
 Outubro Rosa  –  Mês de combate ao Câncer de Mama  –  Iluminação dos prédios da  universidade
Novembro
Seminário de Desenvolvimento de Pessoas
Novembro Azul,  Mês de combate aos Câncer de Próstata, Iluminação dos prédios  da universidade
Festival Vox Humana de Corais
Dezembro
 Concerto de Natal

 

Site

A UFPel criou um site específico para marcar os 45 Anos da Universidade. Nele, estão disponíveis conteúdos como Resenha histórica, Contextualizando, Estruturação e desenvolvimento, A relação com a comunidade e os desdobramentos políticos, O processo de expansão, Anglo: De frigorífico a principal campus, Cotada: De fábrica de massas a Centro de Engenharias, Laneira: De manufatura de lãs a centro dedicado à saúde, Na antiga cervejaria a Cultura pede passagem, Casarão 8: Suntuoso imóvel sediará museus e Prédios contam a história. Lá estão também a programação comemorativa e o projeto Sua História, Nossa Memória. Neste projeto, todos que conheceram a UFPel, no passado ou no presente, como estudantes ou servidores, podem contar suas lembranças, contribuindo para que a trajetória da Instituição seja registrada por aqueles que a construíram. Para isto, basta preencher um formulário com sua história e fotos sobre a Universidade.

O endereço da página dos 45 Anos é o   http://wp.ufpel.edu.br/45anos/ .

Publicado em 07/08/2014, na categoria Manchete.