Antiga Cotada sedia novo complexo acadêmico da UFPel

DSC_0007 (1)Depois de inaugurar a ampliação das instalações do Centro de Artes, na última sexta-feira(18), a UFPel está dando mais um importante passo em direção à diminuição das carências de área física necessárias ao funcionamento de seus diversos cursos. Na manhã desta quarta-feira(23), aconteceu a cerimônia de entrega do Complexo Acadêmico da antiga fábrica Cotada, localizado na esquina da rua Benjamin Constant e da praça Domingos Rodrigues.

DSC_0009Com cerca de 5,4 mil metros quadrados, compreendidos entre os dois prédios anexados que formam a edificação, o local abrigará o Centro das Engenharias (CEng) e a Coordenação de Programas de Educação a Distância (CPED). Servido por dois elevadores, o imóvel oferece amplos corredores e uma configuração que permite maior iluminação e grandes espaços para laboratórios, como exigido pelas atividades das engenharias. De grande complexidade e sendo executada ao longo de quatro anos, a reforma exigiu recursos superiores a R$ 5 milhões – R$ 3,5 milhões do projeto inicial e R$ 1,6 milhão de aditivos.

A entrega do imóvel à área acadêmica foi prestigiada pela Administração Central da UFPel, na pessoa do reitor Mauro Del Pino e da vice-reitora Denise Gigante, além de pró-reitores, e contou também com as presenças do diretor do CEng, professor Cláudio Duarte, do coordenador da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Luiz Alberto Brettas, e da coordenadora do CPED, Silvia Prietsch Wendt Pinto.

DSC_0025Depois do descerramento de placa alusiva ao ato, o diretor do Centro das Engenharias reconheceu o esforço da Universidade na condução da reforma, e o trabalho incansável do fiscal da obra, Serafim Pinho Dias. Cláudio Duarte enalteceu também a iniciativa dos pioneiros do projeto, “cuja consecução representou um grande desafio, tendo vista ao tipo de construção e sua adaptação para uma atividade diversa”.

“Quando nos tornamos empreendedores dentro de uma unidade do serviço público corremos riscos, que, nesse caso, se mostram plenamente compensáveis pelo seu legado”, observou Duarte ao frisar a importância do novo espaço para a área tecnológica, “de grande relevância para o desenvolvimento de nossa economia”. O diretor enalteceu também o trabalho dos diretores que o antecederam à frente do CEng, professores Wolmer Brod Peres e Carlos Antônio Tillmann.

Em seu pronunciamento, o reitor Mauro Del Pino afirmou que a entrega sintetiza longos anos de trabalho e representa uma conquista para as Engenharias. Ele também enalteceu o esforço da Coordenação de Obras e Planejamento Físico da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento, especialmente do fiscal da obra, devido às inúmeras adequações realizadas em relação ao projeto inicial.

Del Pino disse que a reforma do prédio é também um resgate à memória da cidade, uma vez que o imóvel é um ícone do patrimônio industrial da zona do Porto. “Além de favorecer a formação de profissionais estratégicos para o mundo do trabalho (proporcionada pela área das Engenharias), o novo espaço concentrará o suporte tecnológico necessário para desenvolver as atividades relacionadas à educação a distância”, observou o reitor. “Hoje se começa a construir uma nova história para o Centro das Engenharias, que será também para a UFPel”, acentuou.

Segundo o coordenador da UAB, professor Luiz Alberto Brettas, o espaço do terceiro pavimento está reservado para a Educação a Distância (EaD) e será utilizado para parte da administração da EaD e da estrutura tecnológica desta modalidade na UFPel. Ali funcionarão o setor de Tecnologia da Informação, o setor de execução de webconferências e produção de áudio e vídeo-aulas, além de laboratórios de Informática para o sistema de Tutoria dos Cursos.

“Provisoriamente, também funcionarão no local as gestões dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Aberta do Brasil da UFPel. Isto acontecerá até que haja espaços para esses cursos em suas respectivas unidades acadêmicas”, pontua Brettas.

Estamos reconstruindo a UFPel! Clique aqui e veja as ações de infraestrutura que estão transformando a nossa Universidade.

Publicado em 23/07/2014, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Estamos reconstruindo a UFPel!.