Extractus e Curso de Farmácia estudam implantação de Farmácia-Escola

DSC_7961 O curso de Farmácia da UFPel e a Farmácia Extractus, vinculada à Fundação de Apoio Universitário (FAU), estão estudando formas de implantar uma Farmácia-Escola na Universidade. Estudantes do curso já assistem aulas na Extractus, há um ano, e a ideia agora é ampliar o trabalho conjunto com a concretização de uma Farmácia-Escola, que funcionaria na Farmácia, que hoje, além da manipulação de medicamentos e cosméticos, oferece também a linha de drogaria do Programa Farmácia Popular, do Governo Federal.

DSC_7965 Para conversar sobre o assunto, estiveram reunidos no Gabinete da Reitoria, nesta segunda-feira (21) à tarde, o reitor Mauro Del Pino, a vice-reitora Denise Gigante, o diretor do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA), Rui Zambiazi, a coordenadora do curso, Maria Cristina Werlang, o professor do curso Claiton Lencina, a diretora-secretária da Fundação, Priscila Chaves, a farmacêutica responsável e gerente de produção da Farmácia, Andréia Rodrigues, e a gerente comercial da Extractus, Diene Soares.

Entre as possibilidades citadas de concretização da parceria, esteve a de um convênio. “Entendemos que a Farmácia deve estar também a serviço da formação acadêmica e profissional, além da função industrial e comercial e do atendimento à população”, observou o reitor. Del Pino recordou que a instalação de farmácia foi um dos serviços mais pedidos para serem disponibilizados nos campi da UFPel, em pesquisa feita recentemente na comunidade universitária. Assim, a ideia é instalar postos da Extractus nos campi Porto (Anglo) e Capão do Leão, que não dispõem deste serviço.

Durante o encontro foram discutidas formas de convênios e usos dos recursos, visando a instalação da Farmácia-Escola na Extractus. Os participantes deixaram claro que o possível surgimento da Farmácia-Escola não prejudicará os investimentos que o curso de Farmácia está recebendo, em termos de estrutura física, laboratórios e equipamentos.

Experiência

Há um ano, acadêmicos do curso, do quinto ao sétimo semestre, assistem aulas nas instalações da Extractus. Foram mais de 200, neste período, que tiveram aulas práticas e puderam acompanhar as rotinas de produção e comercialização feitas na Extractus. E a avaliação do trabalho feito até agora é ótima, tanto do Curso de Farmácia quanto do pessoal técnico da Extractus. Os docentes do curso e os farmacêuticos da Farmácia ressaltam a troca de experiências e tudo que a estrutura da Extractus proporciona aos acadêmicos, em termos de aprendizagem.

Publicado em 21/07/2014, nas categorias Destaque, Notícias.