Grande Hotel é definitivamente da UFPel

DSC_7942 O prédio do antigo Grande Hotel, um dos cartões postais mais importantes da cidade, agora é definitivamente da UFPel. A escritura de transferência do imóvel foi assinada nesta sexta-feira (18) à tarde, em ato ocorrido no histórico prédio, localizado na praça Coronel Pedro Osório, no Centro de Pelotas. Recursos federais garantirão o restauro do local, que sediará o Hotel-Escola da UFPel.

Em julho foi divulgado o nome da empresa responsável pelo projeto executivo de restauração. O contrato será firmado em seguida, logo após o repasse da escritura. A partir da assinatura, a empresa VRP Arquitetura Estratégica possui quatro meses para entregar o plano. A ideia é começar as obras ainda neste ano. Hoje o imóvel abriga, em seu andar térreo, o curso de Tecnologia em Hotelaria da UFPel, que tem 90 alunos. O prédio do hotel foi doado pela Prefeitura à Universidade em 2011, através de uma Lei Municipal aprovada na Câmara de Vereadores.

DSC_7901 A transferência foi firmada pelo reitor Mauro Del Pino e pelo prefeito Eduardo Leite, em ato que contou com as presenças de diversas autoridades, entre elas a vice-prefeita Paula Mascarenhas, o vereador Luís Henrique Vianna, representando o Legislativo, e o diretor do Centro de Integração do Mercosul da UFPel, Jabr Omar.

DSC_7915 Em sua manifestação no ato, o reitor ressaltou que se tratava de um momento histórico, no qual era concretizado antigo sonho da comunidade de Pelotas, a devolução do prédio ao uso da sociedade, o que ocorrerá após o seu restauro. Lembrou o contrato para a feitura do projeto de restauro, obra financiada pelo Iphan, e a posterior licitação do trabalho. “Este prédio terá muita vida. Será um polo de formação em hotelaria e turismo e também um centro de cultura, com auditório”, observou Del Pino.

Já o prefeito recordou todo o processo de transferência do Hotel ao poder público, os problemas e entraves encontrados e o grande trabalho realizado até que se chegasse ao momento ocorrido nesta sexta-feira. Eduardo ressaltou também que os recursos destinados ao restauro do Grande Hotel fazem parte de um grande programa apresentado ao Iphan que visa consolidar o potencial turístico de Pelotas.

Estamos reconstruindo a UFPel! Clique aqui e veja as ações de infraestrutura que estão transformando a nossa Universidade.

Publicado em 18/07/2014, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Estamos reconstruindo a UFPel!.