Constituinte: estrutura e gestão da universidade são temas de quinto debate

DSC_7665Na última terça-feira (15), ocorreu mais um encontro do Ciclo de Debates da Constituinte Universitária. O quinto tema abordado foi A Estrutura Universitária e a Democratização da Gestão Frente à Concepção de Formação Acadêmica e teve como debatedores o filósofo e pedagogo brasileiro Dermeval Saviani (Unicamp) e o professor Roberto Leher (UFRJ).

Saviani deu início a sua apresentação parabenizando a Universidade pela iniciativa de repensar a sua estrutura e contextualizando sobre os modelos de universidade e o panorama da universidade em termos gerais. Entre os pontos abordados, o regime de crédito, a departamentalização, a mudança do regime anual para o semestral. De acordo com Saviani, todos esses aspectos devem ser considerados no processo de Constituinte, tendo em vista que refletem diretamente na qualidade do ensino. “Muitas vezes a qualidade vai sendo colocada de lado em troca de uma produtividade maior”, disse.

Em sua fala, o professor Roberto Leher ressaltou alguns tópicos abordados pelo professor Dermeval Saviani e deu prioridade ao tema da autonomia universitária, mostrando o contexto da criação do conceito de autonomia e a evolução no Brasil desde o momento que ela tornou-se constitucional.

De acordo com o professor, para que a universidade possa chegar aos seus fins de produção e distribuição de conhecimento é necessário que ela tenha autonomia administrativa que deve estar de acordo com os outros artigos da Constituição. Sobre o estatuto, Leher citou a necessidade de pensar em formas democráticas para a instituição de uma nova lei. “Garantir o processo democrático na criação do estatuto é dar a luz a autonomia universitária”, finalizou.

Ouça os áudios do debate no link.

Saiba mais sobre a Constituinte Universitária no site http://wp.ufpel.edu.br/constituinte/.

Publicado em 18/07/2014, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Constituinte Universitária.