Parceria alavanca implementação do maior parque eólico da América Latina

DSC08119Dando sequência à série de reuniões que vem sendo realizadas para viabilizar estudo sobre a implementação do maior parque eólico da América Latina, localizado no município de Santa Vitoria do Palmar, estiveram reunidos nesta terça-feira(15), no gabinete da Coordenação de Relações Institucionais da UFPel, além do coordenador Hemersom Pase, o prefeito do município de Santa Vitória do Palmar, Eduardo Morrone (PT), o representante do Legislativo Municipal, Vereador Volmair Barreto (PSB) e o consultor voluntário do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da UFPel, Matheus Mirapalhete.

Estudos de 2013, realizados pelo Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da UFPel, coordenados pelos professores Hemerson Pase (UFPel), Marcelo Baquero (UFRGS) e seus colaboradores, mostram a importância de um planejamento para grandes empreendimentos por parte dos gestores públicos. Segundo eles, “nesta perspectiva, avaliações de impactos sociais desses empreendimentos devem levar em conta as implicações econômica, cultural, psicológica e comunitária do projeto, bem como o desenvolvimento de estratégias de gerenciamento desses impactos. Decisões precisam ser tomadas, pelo menos em parte, com base em consulta ás comunidades”.

“É muito importante que possamos deixar um legado histórico, educacional e, acima de tudo, inovador. Que o município de Santa Vitória do Palmar seja precursor, não só na geração e transmissão de energia eólica, mas também na produção de conhecimento, e na pesquisa sobre este modelo energético”, afirmou o prefeito Morrone

No dia 29 de abril último, o vereador Volmair Barreto (PSB), após consulta prévia de viabilidade à UFPel, enviou ao executivo local, como projeto sugestão, uma parceria entre UFPel e prefeitura de Santa Vitória, para estudo acadêmico sobre a implementação do parque eólico no município. “É importante que os gestores e futuros gestores, possam mensurar, analisar e planejar as ações, mas essas informações devem advir de fontes confiáveis e seguras, em futuras tomadas de decisões por parte do poder público municipal. Por isso, a escolha da Universidade Federal de Pelotas”, argumenta Barreto.

Segundo professor Hemerson Pase, “ao enfrentar esse tipo de tema a UFPel se torna precursora em pesquisas sobre a relação entre o desenvolvimento e a produção de energia eólica”.

Ao final do encontro, encaminhou-se que, no mês de agosto, haverá um novo encontro, entre UFPel, Prefeitura Municipal, Eletrosul e consórcio responsável pelo empreendimento, para apresentação do projeto.

Publicado em 16/07/2014, na categoria Notícias.