Articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão pautou 4º debate sobre a Constituinte

DSC_7339A Articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão com Base Formativa foi tema do quarto debate do Ciclo de Debates sobre a Constituinte Universitária. As atividades fazem parte de uma série de ações que visam esclarecer a comunidade acadêmica sobre o que é a Constituinte e aprofundar alguns assuntos que compõe o contexto da mudança pela qual a Universidade passará durante o processo.

O debate ocorreu no dia 11 de julho, no auditório da Faculdade de Direito e teve como debatedores os professores da UFPel, Cesar Victora, e da PUC/RS,  Jorge Audy (PUC-RS). O professor Jorge Audy foi o primeiro a fazer a apresentação do tema falando sobre a Inovação na Educação e os cenários da Educação Superior no século XXI. O professor deu início a sua fala contextualizando um pouco a história do Ensino, Pesquisa e Extensão, falando um pouco sobre a evolução dentro do contexto histórico, a globalização, Política públicas, sustentabilidade, novas tecnologias, colocando como os grandes desafios da Educação Superior os chamados 3 “Is”, a Inovação, a Interdisciplinaridade e a Internacionalização das Universidades.

DSC_7353Para ele, o novo papel da Universidade é expandir o seu foco tradicional na formação e capacitação agregando à sua missão a atuação direta no processo de desenvolvimento econômico, cultural e social da sociedade. “Precisamos aliar a tradição com a inovação e inovação está ligada ao contexto”, disse, explicando que a inovação é a exploração de novas ideias com sucesso, pressupondo a realização de ações. “Inovação é mudar a realidade, é interação com a sociedade”, afirmou.

DSC_7369Já o professor Cesar Victora, falou um pouco sobre o contexto da Universidade  dentro do tema proposto. O professor exemplificou algumas ações com as pesquisas realizadas na Epidemiologia que contribuíram para mudar políticas de saúde pública nacional e internacional, como as pesquisas que modificaram as recomendações internacionais sobre o aleitamento materno exclusivo e que diminuíram consideravelmente a mortalidade infantil. Outra inovação da Epidemiologia da UFPel foi a criação de novas curvas de crescimento infantil para a Organização Mundial de Saúde, adotadas em 140 países.

Victora defende que existe a necessidade da cobrança de trabalho e produção para que a Universidade desenvolva tanto o ensino e a pesquisa como a extensão, mas que tudo deve ser flexibilizado. “A Universidade deve ter um saldo médio entre os três, mas alguns  podem fazer mais pesquisa, outros mais extensão”, disse.

Próximo Debate

O próximo debate ocorrerá nesta terça-feira (15), às 19h, no auditório da Faculdade de Direito e contará com a presença do filósofo e pedagogo brasileiro, Dermeval Saviani (Unicamp) e Roberto Leher (UFRJ). O tema do quinto Debate será A Estrutura Universitária e a Democratização da Gestão Frente à Concepção de Formação Acadêmica.

Publicado em 15/07/2014, nas categorias Destaque, Notícias.