Área de Artes perde a professora Yedda Luz

No dia 5 de julho, faleceu a professora Yedda Luz, que foi docente da antiga Escola de Belas Artes e uma grande apoiadora de Marina de Moraes, a fundadora da unidade. O Centro de Artes,  através de sua diretora, Úrsula Silva, registra o pesar e o reconhecimento por esta professora, que esteve nas origens do ensino das artes na EBA.

Yedda Machado Luz, nascida em 17 de agosto de 1914, faleceu em cinco de julho de 2014, prestes a completar cem anos. Originária das terras da família , no Retiro, Pelotas, onde viveu a infância e adolescência, mudou-se para a cidade para estudar. Em dezembro de 1947 formou-se Bacharel em Direito, tendo sido a primeira mulher oradora nessa Faculdade.

Em dezembro de 1954, formou-se também na antiga Escola de Belas Artes, na área de Artes Plásticas – Pintura. O Museu Leopoldo Gotuzzo possui algumas de suas obras. Atuou como professora na EBA e no também no Instituto de Letras e Artes (atual Centro de Artes da UFPel), tendo sido muito considerada e admirada por colegas e alunos e homenageada por todas as turmas de formandos durante seu magistério.

“Nos últimos anos de vida, recolhida por questões de visão, porém sempre lúcida e  interessada por todos os temas sociais, políticos e econômicos, a professora Yedda mostrava-se satisfeita com os avanços no que se refere às Artes, na cidade e principalmente na UFPel. Ela salientava que o período em que lecionou foi o mais gratificante de sua vida”, observou a diretora do Centro de Artes.

Publicado em 14/07/2014, na categoria Notícias.