Alimentação orgânica nos RUs é alvo de matéria na tevê

DSC_6762 Os restaurantes universitários da UFPel, que passaram a adotar os alimentos orgânicos, oriundos da agricultura familiar, em seu cardápio diário, estão sendo alvo de reportagem da RBS TV de Pelotas. A matéria, que irá ao ar nos próximos dias, foi gravada no almoço desta quinta-feira (3), no Restaurante Universitário do Campus Capão do Leão. A reportagem da tevê entrevistou o pessoal técnico do restaurante, estudantes e o reitor Mauro Del Pino, que após almoçou no local.

DSC_6829 DSC_6803 Os RUs da UFPel oferecem hoje refeições quase que totalmente orgânicas e feitas de alimentos oriundos da agricultura familiar. Esta combinação proporciona à comunidade universitária uma alimentação saudável, livre de agrotóxicos e outras substâncias que podem prejudicar a saúde, e tem grandes reflexos sociais, pois fortalece os processos da agricultura familiar, de onde a UFPel tem comprado quase que a totalidade de tudo que é consumido nos RUs. São cerca de 4,8 mil refeições por dia, entre os dois restaurantes, do Capão do Leão e do centro.

Em cinco meses, de novembro de 2013 a março de 2014, o percentual de produtos adquiridos da agricultura familiar passou do mínimo exigido por lei, 30 por cento, para quase que o máximo possível, de cem por cento. Este avanço ocorreu devido à política da atual gestão de apoio ao segmento primário familiar e à parceria firmada com a Unidade de Cooperativismo da Emater de Pelotas, por intermédio das Fundações de Apoio à universidade. Tudo isto está sendo consolidado e concretizado através de Termo de Cooperação firmado com o Governo do Estado, visando à comercialização de gêneros alimentícios da agricultura familiar. O trabalho se dará através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra Institucional. A assinatura ocorreu no dia 4 de junho, durante o Seminário Internacional de Compras Institucionais, em Porto Alegre.

O que é orgânico, segundo o Mapa

Conforme o Ministério da Agricultura (Mapa), na agricultura orgânica não é permitido o uso de substâncias que coloquem em risco a saúde humana e o meio ambiente. Não são utilizados fertilizantes sintéticos solúveis, agrotóxicos e transgênicos. O Brasil, em função de possuir diferentes tipos de solo e clima, uma biodiversidade incrível aliada a uma grande diversidade cultural, é sem dúvida um dos países com maior potencial para o crescimento da produção orgânica.

De acordo com o Ministério, para ser considerado orgânico, o produto tem que ser produzido em um ambiente de produção orgânica, onde se utiliza como base do processo produtivo os princípios agroecológicos que contemplam o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações sociais e culturais.

O que é Agricultura Familiar, conforme o MDS

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), a agricultura familiar é uma forma de produção onde predomina a interação entre gestão e trabalho; são os agricultores familiares que dirigem o processo produtivo, dando ênfase na diversificação e utilizando o trabalho familiar, eventualmente complementado pelo trabalho assalariado.

Visita à Zootecnia

DSC_6820 Após participar da reportagem no RU, o reitor visitou o curso de Zootecnia da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem), quando conversou com professores e estudantes sobre assuntos acadêmicos de interesse daquela unidade.

Publicado em 03/07/2014, na categoria Notícias.