Início do conteúdo

Seminário apresenta resultados do programa Mais Médicos

O auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas recebeu, na manhã desta sexta-feira (30), o seminário “Mais Médicos para o Brasil, mais saúde para os brasileiros – impactos e avanços no Rio Grande do Sul”, evento voltado para a divulgação dos resultados do primeiro ano do programa na região.

Estiveram presentes o reitor da UFPel, Mauro Del Pino, a diretora do Hospital Escola, Julieta Fripp, o prefeito de Pelotas, Eduardo Leite, o representante do ministro da Saúde, Felipe Proenço, e representantes das comissões estadual e nacional dos secretários municipais de Saúde.

DSC_5807 Na ocasião, Del Pino reforçou o comprometimento da universidade com o programa e com aquilo que ele significa para a sociedade brasileira, com o acréscimo no número de profissionais da Medicina na rede de atenção básica de saúde. O engajamento da UFPel na medida será feito com a ampliação da oferta de vagas no curso de Medicina, a ser realizado gradativamente nos próximos processos seletivos.

O reitor também relatou a formação de 600 especialistas em saúde da família através de pós-graduação lato sensu à distância, que ainda conta com mais dois mil matriculados. Haverá ainda a adesão a um programa de mestrado profissional na área.

Mauro destacou ainda a necessidade de se repensar a estrutura curricular dos cursos de Medicina: “Precisamos pensar em profundidade a formação desses profissionais”, afirmou na ocasião.

Resultados
No seminário, foram apresentados os resultados dos primeiros meses do programa Mais Médicos. No Rio Grande do Sul, houve um crescimento de 183,4% no número de consultas realizados na rede básica, sendo que na demanda imediata o crescimento foi maior, de 359%. Foi ampliado o número de profissionais, em quantidade de 1081.

Publicado em 30/05/2014, nas categorias Destaque, Notícias.