Farmácia Extractus recomendada para a certificação ISO 9001:2008

DSC_6364A Farmácia de manipulação Extractus, da UFPel, foi recomendada para a certificação da ISO 9001:2008. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (30), em ato realizado no auditório da farmácia e que contou com a presença do reitor Mauro Del Pino. A ISO 9001:2008 define os requisitos mínimos que uma empresa deve atender para poder ter um certificado e divulgar que possui um sistema de gestão da qualidade compatível com os mais altos padrões internacionais de qualidade e gestão.

DSC_6352A recomendação foi feita após auditoria realizada pela entidade verificadora de sistema EVS Brasil Certificadores de Qualidade, numa avaliação minuciosa que incluiu todos os setores da farmácia. O trabalho de consultoria e orientação do processo junto à Extractus foi feito pela empresa Farmaplus, de Campinas-SP.

Ao anunciar o resultado da auditoria, o diretor presidente da EVS, Ernani Kosei Hirose, destacou a perfeita assimilação da política da qualidade e seu processo de gestão, “onde se sabe o papel de cada um dentro do sistema”.

Em seu pronunciamento, o reitor Mauro Del Pino lembrou o propósito da atual administração da UFPel em estabelecer uma perfeita interação entre a Universidade e sua farmácia, com o objetivo não apenas de prestar bons serviços à comunidade, mas que a farmácia colocasse sua estrutura a serviço da formação de bons profissionais no curso de Farmácia. “Hoje os estudantes usam os laboratórios de Controle de Qualidade em suas aulas práticas. Poucos cursos no país podem oferecer esta experiência a seus alunos”, festejou.

“O título ora recebido certifica a nossa prática”, observou o diretor presidente da Fundação de Apoio Universitário, Cristiano Guedes Pinheiro, destacando o trabalho incessante em busca da qualidade.

Segundo a gerente da Extractus, Priscila Monteiro Chaves, o mérito da certificação deve ser atribuído a todos os funcionários. “Estou muito feliz por constatar que uma farmácia pode cumprir o papel de farmácia-escola e ser também distinguida com a ISO 9001.

Já a coordenadora de Qualidade, Andréa Rodrigues, afirmou que a conquista resulta de um trabalho realizado ao longo dos anos e que, não fosse o esforço de toda a equipe, não seria possível. “Há um pouquinho de cada um de vocês nesse processo”, observou, dirigindo-se ao grupo de funcionários.

A opinião foi partilhada pelo coordenador administrativo da farmácia, Adriano Rodrigues, que destacou o foco de toda a equipe em torno do mesmo objetivo. “O mesmo empenho será agora utilizado para conquistar mais mercado”, adiantou.

Ao concluir o ato, o presidente da EVS observou que, dos seis milhões de CNPJs existentes no país, menos de 50 mil possuem o certificado ISO 9001:2008. “Vocês fazem parte deste grupo e devem ter orgulho de trabalhar em uma empresa certificada”, finalizou.

A certificação deve ser expedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda neste mês de junho.

Publicado em 30/05/2014, nas categorias Destaque, Notícias.