Programa Tatá participa do 2° Festival Bajeense de Teatro

festival de Bagé_divulgaçãoO programa Tatá Núcleo de Dança-Teatro da Universidade Federal de Pelotas vai à Bagé sexta-feira (30) e sábado (31) participar do 2° Festival Bajeense de Teatro. Serão dois espetáculos apresentados no evento, que tem como objetivo valorizar a arte e incentivar a prática do teatro na região da campanha. O “Terra de Muitos Chegares” será no dia 30, às 21h, enquanto “A Farsa do Advogado Pathelin” no dia 31, às 17h.

O evento teve inicio na última terça-feira (27) e irá até o domingo (1º). As apresentações e oficinas oferecidas ocorrem no Complexo Cultural do Museu Dom Diogo de Souza. Os ingressos estão à venda na LEB e com os membros do Grupo Entreatos de Bagé. O custo para crianças e estudantes, portadores de carteirinha, e idosos é de R$ 5,00; já o ingresso dos adultos é de R$ 10,00.

“Terra de Muitos Chegares”, segundo espetáculo do grupo, dirigido por Maria Falkembach, busca uma linguagem cênica para expressar os sentimentos, experiências e reflexões do grupo referente sua identidade, multiculturalidade, intertransculturalidade e complexidade. Sendo assim, suscita discussões da contemporaneidade – tolerância, diferença, preconceito, bullying – em direção a uma educação para a paz. Resgatando raízes a partir da sensibilização do espectador e da sua identificação (ou diferença) com essa terra de muitos chegares que cada um é, traz à tona reflexões difundidas a partir da experimentação de linguagens. Os atores-bailarinos além de atuarem e dançarem trazem o elemento música, cantando durante o espetáculo.

Já a “Farsa do Advogado Pathelin”, encenação incubada pelo programa Tatá neste ano, bebe nas fontes do teatro de rua. A estética nordestina lembra os brincantes das nossas manifestações folclóricas. Dirigida pelo aluno do curso de Teatro da UFPel Carlos Prado, a história gira em torno de um advogado trapaceiro e sem dinheiro, que cria uma farsa para enganar o seu Guilherme, o vendedor de tecidos. A narrativa vai ganhando proporções maiores, surge um novo golpe envolvendo o juiz da cidade e o pastor Teobaldo, fazendo o advogado Patelhin descobrir que raposa velha também cai em armadilha.

Para saber mais sobre o programa, basta acessa o blog http://grupotata.blogspot.com.br/.

Publicado em 29/05/2014, nas categorias Agenda, Notícias.