Direção da Faculdade de Direito é reconduzida a novo mandato

DSC_5498Os professores Alexandre Gastal e Oscar José Magalhães darão continuidade a seu trabalho na Direção da Faculdade de Direito por um novo período de quatro anos. O ato de recondução nos cargos de diretor e vice-diretor, respectivamente, foi realizado na manhã desta quinta-feira(29), em cerimônia presidida pelo reitor Mauro Del Pino e prestigiada por membros da unidade acadêmica.

DSC_5473 (1)viceApós a leitura do termo de posse, feita pelo pró-reitor de Gestão de Pessoas, Sérgio Wotter, o diretor empossado salientou, em seu pronunciamento, o diálogo construtivo mantido com a coordenação do Colegiado, com as chefias de departamentos e com a comunidade discente, na primeira gestão, bem como a parceria harmoniosa com a vice-direção.

“Foram quatro anos de muito trabalho e bons avanços, como o término da construção e mobiliamento de três novas salas de aula, adequações na sala dos professores, instalação de internet e wireless em todas as salas, sistema de matrículas online e progressos na área de pesquisa, que levam à apresentação da primeira proposta de mestrado – Direito em Políticas Públicas –, já com parecer favorável e em vias de aprovação”, descreveu Gastal, afirmando que as conquistas são fruto de esforço coletivo.

DSC_5484O diretor destacou a devolução do prédio anexo à unidade, que esteve cedido à Livraria da UFPel e agora volta a ser utilizado pelo serviço de Assistência Judiciária, o que classificou como “gesto nobre do reitor” e uma espécie de “presente de centenário” – alusão aos 100 anos da Faculdade de Direito, completados em 2012. Ele prometeu empenho e muito trabalho na busca da consolidação dos objetivos da unidade.

Agradecendo o tratamento recebido da Reitoria, Gastal afirmou: “Nesta faculdade sempre existirão pessoas atentas aos interesses da Universidade e dispostas a colaborar, com olhar leal e franco”.

De sua parte, o vice-diretor, Oscar Magalhães, disse que sua principal colaboração foi convencer o professor Alexandre Gastal a se apresentar como candidato à Direção.

DSC_5520Ao encerrar o ato, o reitor da UFPel lembrou a trajetória da Faculdade de Direito e sua participação na história da Universidade e de Pelotas e região, e destacou o desenvolvimento verificado na unidade nos últimos anos. Segundo Mauro Del Pino, o expressivo número de doutores, alguns dos quais com dedicação exclusiva, contribui para a produção de conhecimento e para que a Faculdade seja conhecida e reconhecida muito além do nosso estado e apresente grande percentual de aprovados nos exames da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “O Direito é também uma das unidades da Universidade que mais titulam profissionais”, observou.

O reitor destacou, ainda, o importante trabalho de Gastal junto à Comissão de Legislação e Normas do Conselho Universitário, bem como sua contribuição para a consolidação dos processos democráticos da Universidade. Por fim, Del Pino convocou a comunidade da unidade a se engajar nos debates acerca da Constituinte Universitária, que rediscutirá todos os textos legais da instituição.

Publicado em 29/05/2014, nas categorias Destaque, Notícias.