Nova tecnologia para criação de tilápias é apresentada no Chasqueiro
Na terça feira (20), foi realizada no Laboratório de Piscicultura da Barragem do Chasqueiro, da Universidade Federal de Pelotas, a primeira despesca de tilápias no Estado, produzidas a partir de recria em sistema de bioflocos. Este sistema vem sendo recentemente estudado por apresentar alta produtividade (45 Kg/m³) e menor impacto ambiental conhecido na produção da espécie.
Foram despescados aproximadamente 100 quilos de tilápias com peso médio de 400 gramas, cultivados por cinco meses. O autor da pesquisa, Gabriel Bernardes Martins, afirma que o desempenho foi satisfatório, mas pode ser otimizado com ajustes em função das condições locais. O coordenador da pesquisa, professor Ricardo Robaldo, ressalta que foi um bom começo e que a tecnologia em estudo merece atenção por garantir maior tolerância da tilápia ao frio da região.
O projeto é desenvolvido pela Agência da Lagoa Mirim (ALM) da Universidade Federal de Pelotas, financiado pelo edital Universal-2013 do CNPq e tem apoio da Guabi Rações. A linha de pesquisa é tema de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Aquicultura da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em convênio com o Instituto de Biologia da UFPel.
Mais detalhes podem ser obtidos na página do Programa de Fortalecimento da Cadeia de Piscicultura na Região Sul no link contato para assessoria gratuita em Piscicultura, que é o http://wp.ufpel.edu.br/piscicultura/.