Internacionalização das universidades é tema de aula magna

DSC_4521O Secretário de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professor Nicolas Maillard, apresentou na última sexta-feira (16) um panorama sobre a projeção internacional das universidades brasileiras em Aula Magna na UFPel. O palestrante abordou temas como globalização, políticas inclusivas, economia mundial e novos desafios ao conhecimento, tendo como pano de fundo o movimento de internacionalização das universidades.

O professor falou também sobre mobilidade acadêmica, principal instrumento utilizado pelas universidades brasileiras para se lançarem no meio internacional. No âmbito do programa Ciência sem Fronteiras, implementado pelo Governo Federal para incentivar a mobilidade, o Brasil tem atualmente 50 mil alunos universitários no exterior. Parcela pequena, considerando o total de sete milhões de estudantes de nível superior no país.

Além disso, ressaltou a importância da chamada “internacionalização em casa”, que requer das instituições o preparo para recepcionar alunos estrangeiros, com oferta de ensino de língua portuguesa, por exemplo. Através de alguns casos como o da compra de caças suecos, exemplificou como ciência, internacionalização e ensino superior se cruzam com economia e desenvolvimento.

Estiveram presentes na Aula Magna o reitor da UFPel, Mauro del Pino, a vice-reitora, Denise Gigante, o Pró-Reitor de Graduação, Álvaro Hypolito, a Coordenadora de Pós-Graduação, Maria Cecília Lorea Leite, a Coordenadora de Relações Internacionais, Maria Leticia Mazzucchi Ferreira, entre outros membros docentes e discentes da UFPel.

Publicado em 21/05/2014, na categoria Notícias.
Marcado com as tags aula magna, CRInter.