Consun e COCEPE definem passado e futuro das avaliações dos docentes

CONSUN-2A reunião conjunta do Conselho Universitário (Consun) e do Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão (COCEPE) ocorrida na manhã desta terça-feira (20), no Lyceu, teve como destaque as discussões e deliberações sobre normas para o estágio probatório e a avaliação de desempenho dos docentes.

Após extensa discussão entre os conselheiros foi aprovado, com alterações, o texto da Resolução sobre Normas para Estágio Probatório Docente para ingressantes até setembro de 2011 a qual permite que os docentes que não foram avaliados no período legal possam ter seus cargos confirmados como efetivos.

A medida corrige uma lacuna gerada pela falta de avaliação de docentes da Universidade que poderia, no futuro, prejudicar centenas de professores que não foram avaliados e, consequentemente, não tiveram seus cargos efetivados no cadastro.

CONSUN-3Na sequência, foi discutida a Resolução sobre normas de Estágio Probatório para os ingressantes a partir de setembro de 2011 que ainda estão em período de avaliação. Algumas alterações foram feitas no texto original e deliberou-se pela aprovação da Resolução. Já os instrumentos de avaliação serão definidos pelo COCEPE em reunião que ocorrerá na próxima quinta-feira (22).

Para o reitor Mauro Del Pino, a aprovação das resoluções é um momento importante para a Universidade. “Resolvemos uma pendência histórica da falta de avaliação de estágio, solucionando a vida de centenas de docentes e agora temos um regramento devidamente discutido e aprovado para avaliar o estágio probatório daqui pra frente”, disse.

Outro ponto discutido pelos Conselhos foi a Resolução sobre normas para Processo de Avaliação de Desempenho para Progressão e Promoção Docente. Decidiu-se pela criação de uma comissão que faça as modificações com base nas sugestões dos conselheiros com o objetivo de que, já na próxima semana, o Conselho possa aprovar o texto final e colocá-lo em prática.

Tendo em vista as grandes discussões geradas pelos pontos de pauta, os conselheiros definiram que a reunião prosseguirá na próxima segunda-feira (26), dando sequência na pauta e com a apresentação das propostas para a Constituinte Universitária, abrindo o debate para a votação que ocorrerá em outra reunião.

Publicado em 21/05/2014, nas categorias Destaque, Notícias.