Reformas preparam Radioterapia para receber acelerador linear

DSC_4421 Assinado na tarde da sexta-feira (16) o contrato para execução de obras de reforma e ampliação no setor de Radioterapia do Centro Regional de Oncologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas. As obras prepararão o ambiente para receber o bunker do acelerador linear, novo equipamento de alta tecnologia que triplicará a capacidade de atendimento na Radioterapia, que hoje é de 45 pacientes por dia. O investimento total ultrapassa os R$ 6 milhões. Somente o aparelho, obtido com recursos do Ministério da Saúde, é avaliado em mais de R$ 3 milhões.

O contrato com a empresa vencedora da licitação, a Carlos Lang Engenharia e Construções Ltda., foi assinado pelo reitor Mauro Del Pino e pelo responsável pela firma, Frederico Carlos Lang Neto. As obras devem durar seis meses e o acelerador tem expectativa de chegada para maio de 2015.

De acordo com o físico-médico da Radioterapia, Altair Faes, o acelerador é um instrumento mais preciso e com mais recursos de localização dos tumores, todo informatizado e sincronizado com a tecnologia do século 21. “Teremos condições de oferecer tratamentos específicos para o volume do tumor. Iremos direto ao alvo, sem afetar os tecidos saudáveis”, disse Faes. O novo equipamento substituirá a radioterapia feita hoje com a bomba de cobalto, uma tecnologia mais antiga e que já conta considerável tempo de uso. O serviço de Radioterapia da UFPel é cem por cento SUS e atende a pacientes de 26 municípios da região.

Em sua manifestação no ato de assinatura, o reitor da UFPel ressaltou o avanço tecnológico que a nova máquina propiciará, com reflexos no aumento da capacidade de atendimento. Mauro Del Pino lembrou ainda que a formação de profissionais na área de saúde também será beneficiada com as melhorias realizadas.

A mudança no perfil do parque tecnológico do setor foi frisada pela secretária municipal da Saúde, Arita Bergmann, presente ao ato. “É a Radioterapia da UFPel inserida em um novo tempo”, observou. Ela festejou também a parceria mantida com a Universidade, que tem nos avanços da Radioterapia mais um fruto.

Entre as autoridades presentes, a vice-reitora da UFPel, Denise Gigante, a diretora do Hospital-Escola da Universidade, Julieta Fripp, a diretora da Faculdade de Medicina, Vera Silveira, pró-reitores da Instituição e diretores do Hospital-Escola.

Estamos reconstruindo a UFPel! Clique aqui e veja as ações de infraestrutura que estão transformando a nossa Universidade.

Publicado em 16/05/2014, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Estamos reconstruindo a UFPel!.