Aulas no Capão do Leão começarão às 8h30min, a partir de 2ª feira (19)

campus-capao-do-leao Resolução do Conselho Universitário da UFPel (Consun), votada durante reunião ordinária realizada na manhã desta quinta-feira(15), retarda o horário de início das aulas no campus Capão do Leão para as 8h30min. A medida entra em vigor na próxima segunda-feira(19) e será adotada enquanto durarem os impedimentos no trânsito, motivados pela duplicação da BR 116, na rótula entre a rodovia e a avenida Duque de Caxias.

Os problemas causados pelas obras e suas repercussões junto à comunidade universitária não constavam inicialmente na Ordem do Dia da reunião, por estarem sendo conduzidos administrativamente entre a UFPel, o Dnit e a Polícia Rodoviária. No entanto, o tema foi trazido à pauta pela representação do Diretório Central dos Estudantes, que relatou o acréscimo de tempo verificado no percurso dos ônibus que cumprem esse itinerário, bem como dos automóveis que se deslocam para o campus.

Após longo debate e análise de todas as variáveis e implicações decorrentes, o Consun transformou em resolução o consenso de definir o horário das 8h30min para o início das aulas, no turno da manhã, com o término previsto para as 13h. Antes, o horário regulamentar era das 8h às 12h30min, mas, segundo vários depoimentos, na prática já se observava, em muitos casos, o início das atividades às 8h30min, devido aos constantes atrasos dos coletivos.

“A resolução mantém inalterados o início das aulas do turno da tarde (14h), bem como o horário de seu término, de forma a não trazer prejuízos aos estudantes que precisam se deslocar para aulas à tarde ou a noite na cidade”, observa o presidente do Conselho, reitor Mauro Del Pino.

A administração superior da UFPel comprometeu-se também a manter nova reunião com o Dnit e a Polícia Rodoviária, no sentido de sugerir medidas que proporcionem maior segurança aos usuários daquele entroncamento rodoviário, entre as quais a instalação de semáforos. Outra medida que será reivindicada junto ao Dnit é a imediata transformação em rótula do trevo que regula o fluxo de veículos entre as avenidas Três de Maio e Eliseu Maciel, estrada que dá acesso ao campus Capão do Leão.

Publicado em 15/05/2014, nas categorias Destaque, Informes Acadêmicos, Notícias.