Hospital Escola realiza Semana da Enfermagem

DSC_0988 Foi aberta hoje (15) pela manhã, no auditório do Hospital Escola, a Semana da Enfermagem 2014 do HE, que se estenderá até o dia 17 de maio. “Múltiplos Olhares para o cotidiano da Enfermagem” foi o tema escolhido para o evento, falando de diversos aspectos da profissão.

Na abertura estiveram presentes a Diretora do Hospital Escola, Drª. Julieta Fripp, a Coord. de Ensino, Pesquisa e Extensão Enfª. Camila Schwonke, A Profª Marilu Correa Soares e a Gerente de Enfermagem do HE Enfª. Ângela Catarina Ferreira, que deram as boas vindas aos participantes e ressaltaram a importância dos temas a serem debatidos.

Em 2013 esse evento aconteceu em apenas um dia, no entanto esse ano também tem a função de integrar, por isso a decisão de estender o tempo. Além das atividades científicas, um campeonato de futsal servirá para que todos os funcionários consigam se encontrar para socializar.

Ainda pela manhã ocorreu a palestra “Atribuições e Competências dos Profissionais de Enfermagem”, com a Enfª. Inês Soria Marques, representante do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (COREN). Pela tarde irá acontecer uma Mesa Redonda – falando sobre “Segurança do Paciente” –, que contará com a Enfª. Ms. Luciene Primo e a Farm. Silvia Minasi. O segundo dia, 16 de maio, tratará da “Valorização e Conquistas da Enfermagem” e outra Mesa Redonda, essa sobre “Sistematização da Assistência de Enfermagem”. A palestra ficará na responsabilidade da Enfª. Drª. Maira Buss Thofehrn, e para o debate a Enfª. Ms. Eliana Domingues e a Enfª. Drª. Maria Elena Guanilo.

Esse é um bom momento para discutir implementação de novos projetos no Hospital, e por isso a escolha de cada palestra. “ A idéia é abordar temas que tramitam para aprovação na esfera federal como a regulamentação da jornada de trabalho para 30 horas e do piso salarial para os profissionais da área” disse a coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão, Camila Schwonke.

No dia 17 ocorrerá o Torneio de Futsal – feminino e masculino – na ESEF, no qual todos os trabalhadores do HE poderão participar. As equipes deverão ter de 5 a 10 integrantes, e serão formados até 15 times.

A escolha do tema “Múltiplos Olhares no Cotidiano da Enfermagem” foi ocasionada pela pluralidade de assuntos latentes. Camila fala que “o intuito é informar e atualizar sobre temas importantes, relacionados ao cuidado do paciente, mas também abordar as lutas, conquistas, competências e atribuições dos profissionais de enfermagem”. A semana de enfermagem é comemorada normalmente entre os dias 12 ao 20, pois em 12 de maio é comemorado o dia do enfermeiro e no dia 20 do auxiliar e do técnico de enfermagem.

A realização da Semana de Enfermagem do HE é uma parceria entre a Coordenação de Ensino Pesquisa e Extensão do HE, a Faculdade de Enfermagem da UFPel e a Gerência de Enfermagem do HE.

Publicado em 15/05/2014, na categoria Notícias.