Divulgado censo universitário

alunosCom o objetivo de auditar os dados acadêmicos da UFPel, referentes a 2013, a equipe da Coordenadoria de Regulação e Acompanhamento, da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Proplan), recebeu, na última semana de abril, a equipe de verificadores, integrada pela professora Luzia Sigoli Fernandes Costa, da UFSCar, e pelo analista de TI, Hugo Kuribayashi, da Unifesspa.

Durante esse ano, o MEC deliberou por descontinuar a plataforma de dados PINGIFES, que era utilizada como base para a coleta dos indicadores utilizados na matriz orçamentária, unificando-os no Censo da Educação Superior (CENSUP).  Desta forma, o Censo é a base de dados que oferece informações para a matriz, passando a requerer – a exemplo do que ocorria com o PINGIFES – a chamada auditoria solidária, na qual as instituições federais validam os dados entre si, através de verificação in loco. Essa verificação, sempre realizada por dois servidores de instituições diferentes, garante total confiança entre as instituições federais de ensino quanto aos dados que definem os montantes de orçamento anual para cada universidade.

Segundo o professor Júlio Carlos Balzano de Mattos, coordenador de Regulação e Acompanhamento, os dados apurados representam um retrato real, e auditado, da situação da UFPel. Cabe salientar que o Censup coleta apenas dados da graduação presencial e EAD; já para os dados da pós-graduação é utilizado o Coleta CAPES.

Os dados acadêmicos de alunos matriculados constantes no Sistema Cobalto da UFPel, referentes ao 2º semestre de 2013, são:

Alunos de graduação presencial: 13.020 matriculados

Alunos de graduação EAD: 2.189 matriculados

Alunos de mestrado acadêmico: 1.191 matriculados

Alunos de mestrado profissional: 68 matriculados

Alunos de doutorado: 626 matriculados

Com esses números, a UFPel tem 1.817 alunos em pós-graduação stricto sensu, que somados aos alunos de graduação, nas duas modalidades referidas, totalizam 17.094 alunos matriculados.

Publicado em 13/05/2014, nas categorias Manchete, Notícias.