APL Saúde faz reunião e debate rumos

DSC_3717O Arranjo Produtivo Local (APL) da Indústria da Saúde de Pelotas, entidade que tem forte participação da UFPel, realizou reunião na tarde desta quinta-feira (8) na Prefeitura da cidade e debateu questões como a sua participação no Parque Tecnológico e no Conselho de Ciência e Tecnologia do Município. No encontro, que teve como anfitrião o prefeito Eduardo Leite, estiveram presentes o reitor da UFPel, Mauro Del Pino, e o coordenador de Inovação da Universidade, Mário Canever.

Após apresentação sobre a estrutura do APL, seus objetivos e participantes, as três reivindicações da coordenação do Arranjo foram apresentadas ao Executivo, que eram a reativação do Conselho de Ciência e Tecnologia e o ingresso do APL no órgão, a participação do Arranjo no Parque Tecnológico, como âncora, e o estabelecimento da Lei de Inovação e de Incentivos Fiscais em Pelotas.

Ao falar no encontro, que teve a presença de representações das instituições e das empresas envolvidas no APL, o reitor Mauro Del Pino lembrou que a Universidade já tinha experiência em APLs, no setor de Alimentos, e que a atuação agora na área da saúde promete um futuro de muito trabalho e realizações. Ele ressaltou a relação com o setor produtivo que a atividade propicia e afirmou que há um grande potencial ainda não totalmente aproveitado na setor.

“Esta é uma importante parceria para a UFPel. Ela estabelece um diálogo com a sociedade que reflete em avanços significativos na Instituição, como reflexos nos currículos e na própria pós-graduação da Universidade. Para a comunidade em geral, também é significativa, pois resulta em mais empregos e renda”, observou Mauro Del Pino.

O reitor se disse entusiasmado com a iniciativa, com o alcance que já tem com os atuais participantes. “Temos tudo para sermos referência e colaborar de forma decisiva no desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia em Pelotas”, asseverou Mauro Del Pino.

Arranjo
O APL Saúde de Pelotas tem como objetivo o fomento da indústria de Saúde no Município. Tem oito meses é um dos três existentes na área no Brasil. Hoje conta com empresas de Pelotas como, por exemplo, de equipamentos médicos de alta tecnologia. A Fundação Delfim Mendes da Silveira (FDMS), vinculada à UFPel, é o órgão gestor do APL. Saiba mais sobre o APL Saúde de Pelotas em http://aplsaudepelotas.com.br/site/.

Publicado em 09/05/2014, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags APL, APL Saúde.