3ª Mostra de Máquinas e Inventos inicia nesta quinta (8)

banner-1Nesta quinta-feira (8), o Centro de Eventos Fenadoce, em Pelotas, abre suas portas para receber mais de cinco mil agricultores familiares e curiosos. Trata-se da 3ª Mostra de Máquinas e Inventos para a Agricultura Familiar. Estarão em exposição 140 inventos, sendo destes 30 invenções tecnológicas. O evento tem duração de três dias, de 8 a 10 de maio, iniciando a visitação às 9h e encerrando às 18h, e conta com a organização da Embrapa Clima Temperado, da Emater/RS – Ascar e da Universidade Federal de Pelotas. A solenidade de abertura contará com a presença de lideranças das instituições parceiras e também do ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto. A mostra tem entrada e estacionamento gratuitos.

O evento, criado em 1998 e contando com duas edições já realizadas, apresenta à sociedade o quanto cresceu o mercado de máquinas e implementos, e mais ainda, a autonomia do homem do campo. A ação busca mostrar um segmento rural capaz de criar, para ser o usuário de políticas públicas que beneficiam o trabalho, a produtividade, a renda, a sustentabilidade ambiental e a qualidade de vida. A atividade destaca a inovação tecnológica e a preocupação social. Participam deste evento expositores-agricultores que elaboraram ou adaptaram máquinas que facilitem suas práticas agrícolas.

As máquinas são exclusivas. Elas são resultados da invenção e adaptação criadas ou modificadas por agricultores, inventores e pequenas oficinas que não se caracterizam como fábricas ou empresas e que sejam utilizadas na Agricultura Familiar. E, primeira vez, os equipamentos serão julgados e premiados. A ideia é que o invento venha a contribuir para a melhoria da produção e produtividade agrícola, qualidade de vida das populações e preservação do meio ambiente, ligados à agricultura de base familiar.

Segundo o presidente da comissão organizadora do evento, Lírio Reichert, da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas/RS, a Mostra quer socializar conhecimentos e informações e a experiência do agricultor e do técnico; identificar demandas e tendências da Agricultura Familiar, visando eficiência produtiva; oportunizar as empresas fabricantes de máquinas e equipamentos de interesse da Agricultura Familiar a exporem suas inovações tecnológicas; propor novos campos de pesquisas para as universidades e órgãos de pesquisa.

Palestras técnicas
Todos os dias do evento terão espaço para discussão e aprofundamento de conhecimentos. As palestras técnicas começam sempre às 11h. Os temas giram em torno da Agricultura Familiar e os usos da tecnologia para facilitar a vida do homem do campo e os palestrantes são de diversas instituições localizadas em todo o país.

Abertura Oficial
Na sexta-feira (9), às 10h30min, realiza-se a abertura oficial do evento. Neste ato serão feitas a premiação dos agricultores-expositores. As máquinas serão avaliadas durante o primeiro dia do evento por uma equipe técnica quanto à funcionalidade, ergonomia, rendimento e praticidade de usos em relação ao esforço físico e a eficiência técnica. As empresas fabricantes de máquinas e equipamentos para agricultores familiares não participam desta avaliação. Cinco inventos serão pré-selecionados pela comissão e, posteriormente, classificados do primeiro ao quinto lugar. Eles serão julgados pela sua originalidade e criatividade, praticidade do equipamento em facilitar o trabalho no campo; redução da penosidade; viabilidade de sua fabricação em larga escala; menor impacto ambiental e relação custo/benefício. A comissão será formada pelo pesquisador Antônio Faganelo (Embrapa Trigo), o professor Antônio Lilles (UFPel) e o extensionista Geverson Lessa (Emater/Rs-Ascar).

Para prestigiar a sessão solene estarão presentes o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto, o reitor da UFPel, Mauro Del Pino,o diretor-executivo de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Waldyr Stumpf Júnior e o presidente da Emater/RS-Ascar, Lino de David.

Eventos paralelos
Durante a Mostra acontece conjuntamente o 1º Encontro de Inovação e Negócios de APLs e Empresas, onde será feita durante todo o dia 9 de maio uma rodada de parcerias e negócios para demandas e ofertas de equipamentos e soluções tecnológicas com a presença de bancos e órgãos financiadores. No final da tarde, deste dia, das 18h às 19h, acontece o Encontro entre produtores, empresários e instituições dos APLs. No mesmo dia, a Embrapa Clima Temperado inaugurará o Centro de Capacitação de Agricultores Familiares (CECAF).

Publicado em 07/05/2014, na categoria Destaque.
Marcado com as tags Emater, Embrapa.