Inaugurada a Biblioteca do Lyceu com o acervo de Mario Osório Magalhães

IMG_1078A Biblioteca do Lyceu Rio-Grandense já está em pleno funcionamento, a abertura oficial para comunidade acadêmica ocorreu na tarde desta segunda-feira (28). O espaço atenderá os cursos de Relações Internacionais e de Hotelaria e uma das principais atrações são as obras do acervo pessoal do escritor e historiador Mário Osório Magalhães, doadas pela família do professor da UFPel.

O ato de abertura contou com a presença do reitor Mauro Del Pino, do diretor do Centro de Integração do Mercosul (CIM), Jabr Hussein Deeb Haj Omar, da coordenadora do curso de Relações Internacionais, Luciana Ballestrin, da coordenadora do curso do curso de Hotelaria, Urania Pereira Sperling e da coordenadora de Bibliotecas, Daiane Schramm.

Na oportunidade, o reitor Mauro Del Pino apresentou para os estudantes a equipe de trabalho da nova Biblioteca e falou sobre a necessidade do Centro de Integração do Mercosul de possuir um espaço próprio que reunisse o acervo. O diretor do CIM, Jabr Hussein Deeb Haj Omar,  agradeceu a administração pelo apoio em materializar a Biblioteca. “Teremos melhores condições de trabalho para atender os nossos alunos”, disse.

Homenagem a Mário Osório Magalhães
DSC_2069Com o objetivo de manter viva a obra de Mario Osório Magalhães, a família doou para a Universidade, em novembro de 2012, os livros de autoria do historiador e o acervo pessoal que conta com mais de duas mil obras. Para homenagear a memória de Mário Osório Magalhães, ocorreu, na quinta-feira (24), a inauguração do espaço que abrigará a obra do historiador, falecido em 19 de setembro de 2012.

A família esteve representada pela viúva do escritor, Lia Mara Gazalle Magalhães, pelo irmão, Ricardo Osório Magalhães, e pela neta, Juliana Magalhães. Acompanharam a solenidade o reitor Mauro Del Pino, a assessora do reitor, Lorena Gill, e a coordenadora de Bibliotecas, Daiane Schramm.

DSC_2174De acordo com o reitor Mauro Del Pino, a homenagem é uma forma de agradecer a família que democratizou o conhecimento e a obra de Mario Osório Magalhães com o ato de doação. “O professor Mario Osório Magalhães deixou um exemplo de docência para todos os professores e agora a Universidade tem o seu acervo enriquecido de uma forma extraordinária”, disse

Lia contou algumas histórias de vida de Mario Osório Magalhães e falou sobre a sua decisão de doar o acervo para a Universidade. “Após a morte do Mário praticamente esgotaram todas as edições. Estou feliz e emocionada pelo fato de que outras pessoas poderão manusear os livros dele e manter a sua obra viva”, revelou.

A Biblioteca do Lyceu funcionará das 12h às 18h e a administração já sinalizou a intenção de ampliar o horário para o turno da noite, possibilitando o atendimento dos cursos noturnos.

Publicado em 29/04/2014, na categoria Notícias.