Café com a Direção aborda cuidados materno-infantis

DSC_1065 DSC_1029 O Hospital Escola (HE) da UFPel realizou na manhã desta terça-feira (29) a terceira edição do “Café com a Direção”, dedicada à área de cuidados materno-infantis. O auditório do HE ficou lotado com servidores, que assistiram a um vídeo sobre este setor, de referência regional, cem por cento SUS, como todo o Hospital, e que faz parte da Rede Cegonha.

O reitor da UFPel, Mauro Del Pino, o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Sérgio Wotter, e o coordenador regional da Saúde, Milton Martins, estiveram presentes no encontro.

No vídeo, produzido pelo setor de Comunicação do HE, com cerca de 15 minutos de duração, profissionais, residentes e pacientes deram depoimentos sobre o trabalho e o atendimento na área.

“Este evento tem por objetivo apresentar para a comunidade do Hospital nossos diversos setores. É um momento de integração da Direção com a comunidade”, disse a diretora do Hospital, Julieta Fripp. Ela lembrou uma das principais referências na área de cuidados materno-infantis no Hospital, que é a de atendimentos em partos de alto risco.

A qualidade dos serviços prestados e o importante papel na formação de quadros para o SUS foram lembrados pelo coordenador regional da Saúde. “Fico muito feliz em poder ver de perto os resultados deste trabalho”, registrou Milton Martins.

Para Mauro Del Pino, o momento foi de aprendizado e de gratificação. Ele ressaltou a qualificação de tudo que é feito nesta área no HE, com extrema dedicação, e frisou a integração com a comunidade propiciada pelo encontro. “Costumo levar o trabalho feito no nosso HE como exemplo, quando visito outras universidades. É com muita alegria que vejo tudo isso”, afirmou o reitor.

DSC_1095 DSC_1111 DSC_1118 Depois do Café, Del Pino visitou obras de reforma e ampliações dentro do Hospital, conduzido pela diretora do HE. Entre os setores visitados, o local onde estão os novos transformadores e gerador de energia. (Fotos ao lado)

Sobre os Cuidados Materno-Infantis

O Hospital Escola da UFPEL se constitui como referência na linha de cuidado materno-infantil, a partir do programa REDE CEGONHA, 100% SUS, em Pelotas e região. A instituição possui capacidade instalada ambulatorial para o pré-natal de gestantes de baixo e alto risco, com atendimento multiprofissional nas áreas de medicina, enfermagem, serviço social, psicologia e nutrição.

A fim de humanizar os cuidados durante o pré-natal, as futuras mamães participam do Grupo de Gestantes, que através de reuniões semanais com uma equipe multidisciplinar, busca esclarecer dúvidas e minimizar ansiedades ocasionadas pelas mudanças físicas e emocionais da gravidez.

O acolhimento às parturientes apresenta porta aberta durante 24 horas por dia. O primeiro registro de atendimento é no serviço de internação. Após preenchimento da ficha, a gestante é encaminhada a Unidade de Ginecologia e Obstetrícia para avaliação médica, podendo ser liberada com orientações, internada para acompanhamento especializado ou encaminhada diretamente à sala de pré-parto ou centro cirúrgico.

A ala de internação obstétrica possui 20 leitos. Durante este período de internação, assegura-se a permanência de um acompanhante em tempo integral e de visitas de adultos e crianças, das 13h às 20h.

Para os partos normais, o Hospital Escola dispõe de sala de pré-parto que permite a presença de acompanhante, sala de parto equipada com para atender todas as normas de segurança a gestante e recém nascido, que recebem atendimento médico obstétrico e pediátrico agregado a assistência de enfermagem permanente. Em caso de indicação de cesariana, o mesmo é realizado no centro cirúrgico do HE.

Os cuidados imediatos ao bebê são realizados pelo pediatra na sala de parto ou cirúrgica, a seguir, após contato com a mãe, a criança é levada a sala de cuidados do RN para realizar os procedimentos de rotina, para retornar o mais breve possível para junto da mãe.

Após o parto, mãe e bebê permanecem em alojamento conjunto, onde recebem orientações e cuidados, com ênfase ao aleitamento materno. A alta hospitalar em situação de normalidade é concedida 48h após o nascimento do bebê. Os bebês prematuros são acompanhados em ambulatório especializado.

Como retaguarda a possíveis intercorrências obstétricas, relacionadas principalmente a prematuridade, UTI Neonatal e UCSI Neonatal. Todas as unidades com equipe multiprofissional e equipadas para atendimentos de urgência.

O Hospital Escola, desde 2013 vem adequando suas estruturas para atender a pleno a Rede Cegonha:

• Aumento 14 para 20 leitos obstétricos – implantado
  • UTI infantil mista adequada para UTI neonatal tipo II com 9 leitos – implantado
  • Adequação as normas no setor de coleta de leite humano – implantado
  • Projeto Mãe Canguru -em construção
  • Projeto Centro de Parto Normal – em construção
  • Projeto Casa da Gestante – em construção

Fotos e texto sobre os cuidados materno-infantis: Assessoria de Comunicação do HE.

Publicado em 29/04/2014, na categoria Notícias.