Azonasul e prefeitos apoiam novo HU

10246546_487369604698100_7104822859158068310_nA Associação dos Municípios da Zona Sul do RS (Azonasul), prefeitos e secretários de saúde da região, a Coordenação Regional da Saúde e parlamentares manifestaram irrestrito apoio à construção do novo Hospital Universitário (HU) da UFPel. O apoio das autoridades foi declarado durante audiência com o reitor Mauro Del Pino, ocorrida no Gabinete da Reitoria, no fim da tarde desta sexta-feira (25).

Um quadro de dificuldades na área da saúde foi traçado pelas autoridades, que apontaram o novo Hospital, que deverá ter 350 leitos e atender pacientes de toda a Zona Sul, como ferramenta fundamental para a melhoria da situação.

No momento, informou o reitor, a Universidade busca recursos para a construção do Hospital e a  ideia é que a licitação saia ainda neste ano, por RDC (Regime Diferenciado de Contratação), mais rápida.

Presentes na reunião o presidente da Azonasul, Ildo Salaberry, o prefeito de Cerrito, José Flávio Vieira, o prefeito de Morro Redondo, Rui Brisolara, o vice-prefeito de Arroio do Padre, Luís Lichtow, o coordenador regional da Saúde, Milton Martins, a deputada estadual Miriam Marroni, o ex-deputado federal Fernando Marroni, os secretários de saúde de Canguçu, Luciana Bastos, de Santa Vitória do Palmar, Pitágoras Viana, e de Cerrito, Douglas Silveira, a diretora do Hospital Universitário, Julieta Fripp, e o pró-reitor de Gestão de Pessoas da UFPel, Sérgio Wotter.

O presidente da Azonasul sintetizou e refletiu a posição dos prefeitos, registrando a importância de ter o novo HU em funcionamento. “Pelotas é referência em saúde para a região. A expansão dos leitos disponíveis, em um hospital que terá tecnologia de ponta, é essencial para nossas populações”, defendeu.

10305077_487369568031437_6500177770392175618_nA deputada Miriam Marroni, articuladora do encontro, ressaltou que a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), gerenciadora dos recursos do Rehuf, programa de expansão dos hospitais universitários federais, é sim uma empresa pública. “É de caráter público sim”, sublinhou Miriam.

Para o ex-deputado federal Fernando Marroni, os hospitais universitários federais desempenham papel de extrema importância, já que são responsáveis por procedimentos de alta complexidade. “Tudo isto resultará em benefícios regionais. E não podemos esquecer também do Pronto Socorro, que também será regional”, afirmou Marroni.

“É a vida população que está em jogo”, disparou o coordenador regional da Saúde. Para Milton Martins, o novo HU terá dois papéis fundamentais a desempenhar: o atendimento ao público e a formação acadêmica de novos quadros para o SUS.

Solução
Em sua manifestação às autoridades, Del Pino lembrou que a Ebserh surgiu exatamente a partir da constatação de que a Saúde é extremamente carente no país e a ideia é que a empresa seja um instrumento de auxílio na resolução deste problema. Recordou que ganhará também a pesquisa na Universidade, pelo conhecimento gerado no novo HU. Contestou a resistência de sindicatos à adesão da Universidade à Ebserh dizendo que a Empresa é “cem por cento SUS”, o que, para o reitor, só trará benefícios à comunidade. “Em nenhuma hipótese, a Ebserh tem perfil privado”, observou. “Ganharão a sociedade em geral e nossos futuros profissionais”, sentenciou Del Pino.

Publicado em 26/04/2014, nas categorias Manchete, Notícias.