Reitor ouve reivindicações de estudantes alojados na Moradia Provisória

Na noite desta quinta-feira (24), o reitor Mauro Del Pino esteve na Moradia Provisória de estudantes, na região do Porto, para ouvir as reivindicações dos 43 acadêmicos que estão alojados no local. Também participaram da reunião a vice-reitora, Denise Gigante; o pró-reitor de Infraestrutura, Gilson Porciúncula; a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ediane Acunha; e o coordenador de Políticas Estudantis, Sandro Nunes.

O reitor anunciou que na segunda-feira pela manhã será realizada a mudança para outro prédio que está sendo preparado para receber os estudantes. O local oferece boas condições de infraestrutura. Outras reivindicações pontuais foram acolhidas e serão atendidas na medida do possível.

Os acadêmicos pediram novas vagas para a Casa do Estudante, mas a administração explicou que isso será resolvido com a construção do Condomínio Estudantil. A propósito, Mauro Del Pino enfatizou que a licitação da obra foi autorizada por RDC (regime diferenciado de contratações) e já tramita na Universidade.

Os estudantes reivindicaram um projeto para a Moradia provisória nos próximos semestres e foram informados de que projeto nesse sentido está sendo encaminhado à Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Proplan). A PRAE adiantou que para o próximo semestre será alugado um prédio no início do bairro Fragata, dotado da infraestrutura necessária. “Está em análise de viabilidade projeto que prevê a aquisição de uma moradia adequada ao atendimento dos acadêmicos ingressantes”, informou a pró-reitora. Segundo ela, a moradia provisória passará a ser atendida por uma política específica e permanente.

A Reitoria propôs a concessão de um benefício provisório, o Auxílio Instalação, que objetiva subsidiar a permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade social, que aguardam análise da documentação para concessão de auxílio moradia, alocados nas moradias provisórias da UFPel.

Todas as reivindicações foram apresentadas por escrito ao reitor, que responderá o documento também na forma escrita.

Após a pauta dos moradores do alojamento provisório, o reitor abriu um espaço para a discussão de outros assuntos e para dirimir dúvidas dos estudantes, como carga horária dos cursos, questões de saúde, entre outras.

Publicado em 25/04/2014, na categoria Notícias.