Início do conteúdo

UFPel sedia 2º Encontro Pan-Americano sobre Manejo Agroecológico

DSC_0004 DSC_0014 A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) sedia, de segunda a quarta-feira desta semana (7 a 9) o 2º Encontro Pan-Americano sobre Manejo Agroecológico. O evento, que é realizado de forma conjunta com a UFSC, UFSM, UR, IAV, Via Campesina, Fepagro, IFSul, UFFS, Unipampa, Emater-RS, Embrapa Clima Temperado e Prefeitura Municipal de Pelotas, tem como local o Auditório da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, no campus Capão do Leão.

Tendo como objetivo o debate de técnicas e evoluções relacionadas ao Pastoreio Racional Voisin (PRV) nas Américas, estarão reunidos durante os três dias da programação profissionais liberais, agricultores, técnicos, gestores, pesquisadores, professores e estudantes.

Além da apresentação de trabalhos de pesquisa e relatos de experiências, estão previstas palestras e mesas-redondas com renomados especialistas da área, produtores e técnicos de países como Brasil, Estados Unidos, Cuba, Chile, Colômbia, Venezuela, Equador e Argentina, visando a troca de experiências, bem como a divulgação de resultados de pesquisas.

Em sua saudação, o coordenador geral do encontro, engenheiro agrônomo César Demenech, da Emater-RS destacou a acolhida da UFPel e salientou a satisfação de realizá-lo em Pelotas, devido as afinidades do sistema Voisin com as características da região. Representando a anfitriã do encontro, o vice-diretor da Faem, professor Jerri Zanuso disse que o evento combina com o caráter da centenária Faculdade, “a mais antiga faculdade de Agronomia do país em atividade, com 6,6 mil engenheiros agrônomos formados”.

O presidente do Conselho Deliberativo da Fundação de Apoio à Pesquisa Edmundo Gastal (Fapeg), Carlos Leite Reis, destacou a rara oportunidade proporcionada aos estudantes de conhecer um sistema baseado numa técnica milenar. Já o representante do Movimentos dos Sem Terra (MST), Adelar Pretto, disse que o evento é motivo de orgulho e motivação, lembrando da importância da interação entre técnicos e agricultores.

Para o chefe da Embrapa Clima Temperado, Clênio Pilon, são fundamentais nas discussões sobre o PRV sua contribuição para a recuperação da agronomia, ao incentivar o fortalecimento do manejo agroecológico, gerando renda sem prejudicar a diversidade natural do nosso bioma, através da produção sustentável de alimentos, do uso racional de agrotóxicos e do manejo integrado de pragas. “A presença de todas essas instituições e entidades no evento reforça o nosso compromisso nesse sentido”, observou Pilon, destacando também os laços existentes entre a Embrapa e a UFPel.

Representando a reitora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Roselane Neckel, o professor Carlos Pinheiro Machado Filho, coordenador do Núcleo Voisin naquela instituição, salientou a abordagem científica do encontro, mas sem deixar de lado as experiências práticas do campo, de agricultores e técnicos.

De sua parte, o reitor da UFPel, professor Mauro Del Pino enfatizou o privilégio da Universidade em acolher o encontro, especialmente pelo elenco de instituições envolvidas, “como é coletivo o espaço em busca de uma agricultura sustentável”.  Del Pino manisfestou a expectativa de que a pespectiva agroecológica seja integrada aos currículos dos cursos ligados às áreas agrárias, “num processo de reconversão produtiva que tenha na sustentabilidade o seu eixo principal”. E concluiu: “Que aqui sejam lançadas as bases para o novo encontro, que se propõe a ser bianual.”

Fechando a cerimônia inaugural e num momento de grande emoção, os organizadores do evento prestaram uma homenagem ao pioneiro do PRV no Brasil, engenheiro agrônomo Nilo Romero, que já idoso e vítima de duas isquemias, foi conduzido ao palco em cadeira de rodas. “O homenageamos não apenas por ser o primeiro, mas por ter desenvolvido ao longo de sua vida uma atividade coerente, voltada para os interesses maiores da humanidade”, justificou o professor Luiz Carlos Pinheiro Machado, que também contribuiu para o aprimoramento do PRV no país e que, em seguida, faria a palestra inaugural do evento.

O 1º Encontro Pan-Americano sobre Manejo Agroecológico foi promovido pela UFSC, UFFS e Ascooper, em 2011, em Chapecó-SC. Com a proposta de um encontro de caráter internacional, o evento busca promover e incentivar a produção de ruminantes através de conceitos agroecológicos do manejo de pastagens, apresentar técnicas consolidadas de produção e experiências exitosas desenvolvidas sobre o tema em diversos biomas da Américas.

PRV
O Pastoreio Racional Voisin foi desenvolvido pelo bioquímico francês André Voisin e aprimorado pelo professor Luiz Carlos Pinheiro Machado e pelo engenheiro agrônomo Nilo Romero.

O PRV é a forma mais moderna e eficiente para a produção de carne e leite, bem como outros produtos à base de pasto. A máxima captação de energia solar melhora a fertilidade do solo, protege o ambiente, respeita o bem-estar animal, tem um balanço energético positivo e oferece o melhor retorno aos investimentos com relação custo/benefício mais favorável.

O PRV leva em conta a subdivisão da área, bem como a oferta de água limpa e fresca aos animais, dentre outros fatores que consideram desde o manejo da pastagem até a sanidade animal, a conservação ambiental e toda a administração da propriedade. Toda a condução do sistema, na construção dos piquetes e no manejo dos animais e da pastagem é regida pelas quatro leis básicas.

Veja a programação no endereço  http://www.prvnasamericas.com.br/.

Publicado em 07/04/2014, na categoria Notícias.