UFPel firma acordos de cooperação

A UFPel acaba de firmar novos acordos e convênios de cooperação técnica, científica e cultural com diversas instituições brasileiras e do exterior, visando o intercâmbio de conhecimentos, o desenvolvimento de atividades conjuntas e a mobilidade acadêmica. Os acordos foram assinados com o Grupo Santander (Programa de Mobilidade Acadêmica Intercontinental), com a Universidade de Lisboa, com a Universidade Nacional de Rio Quarto (Argentina), com a Embrapa (produção de etanol celulósico) e com a Oxford Brookes University (Inglaterra).

Para implementar o programa de intercâmbio firmado com o Santander, o banco criou o  Icon (Programa de Mobilidade Acadêmica Intercontinental), que reúne 31 universidades europeias e 17 instituições da América Latina. Entre os objetivos do Programa estão a mobilidade de estudantes de todos os níveis e de pessoal administrativo, a transferência de conhecimentos e boas práticas e o intercâmbio da informação, entre outros.

O acordo com a Universidade de Lisboa prevê ações nas áreas de investigação e docência, cooperação técnica, projetos conjuntos, intercâmbio de pessoal e troca de documentações e de informações.

A realização de um programa de cooperação técnica, cultural, científica e de extensão, através de projetos específicos para cada ação, com prioridade para a mobilidade acadêmica, está entre os objetivos principais do Protocolo firmado com a Universidade Nacional de Rio Quarto. Estes também são os objetivos mais importantes do acordo assinado com a Oxford Brookes University.

Já com a Embrapa, o trabalho conjunto terá como meta viabilizar a produção de etanol celulósico a partir de arroz e de arundo, de forma sustentável, no estado do Rio Grande do Sul. A atividade, desta forma, contribuirá para a expansão da fronteira agrícola e para o desenvolvimento da agroindústria e de usinas de etanol no Estado, especialmente na Zona Sul do RS.

Publicado em 07/04/2014, na categoria Notícias.