Núcleo de Inovação em Máquinas e Equipamentos Agrícolas premia inovações para agricultura familiar

afubraUma parceria entre o Núcleo de Inovação em Máquinas e Equipamentos Agrícolas do curso de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Pelotas (Nimeq) e a Associação de Fumicultores do Brasil (Afubra) premiou inovações tecnológicas que fazem ou podem fazer a diferença no dia-a-dia de propriedades de agricultura familiar. A premiação ocorreu durante a realização da Expoagro Afubra 2014, realizada na cidade de Rio Pardo, entre os dias 25 e 27 de março.

Fizeram parte da comissão julgadora os professores Roberto Lilles e Antônio Lilles, do NIMEq/UFPel, Maurício Henrique Lenz, do curso de Engenharia Agrícola da Universidade de Santa Cruz do Sul, Marcos Alves, representando a Secretaria Municipal de Agricultura de Santa Cruz do Sul, Derozi José Cardoso, representando a Secretaria Municipal de Agricultura de Rio Pardo, e Josemar Parise, representando a Emater.

Os premiados foram:

1º lugar – Descascador de amendoim – segundo o inventor, Norberto Guilherme Bock, de Vila Paraíso, Paraíso do Sul/RS, o equipamento é formado por um sistema de peneiras e elevador de retrilha com acionamento de motor elétrico monofásico de 2cv. Pode descascar até 300 sacos de diversas variedades de amendoim por dia, com um rendimento bom em grãos inteiros.

2º lugar – Máquina para auxiliar no cultivo de tabaco – de acordo com Fábio Ferreira Faleiro, de Linha Mangueirão, Venâncio Aires/RS, com a nova tecnologia o produtor faz o seu serviço com rapidez e tranquilidade, sem agredir a coluna e com menor exposição do produtor às toxinas existentes da folha do tabaco, pois diminui o contato com o produto.

3º lugar – Laminador de Cana – usado para fazer lâminas de cana de açúcar para ser usada na alimentação de bovinos, suínos e caprinos. Segundo seu inventor, Mauro Gilberto Soares, de Linha Lotes, Cruzeiro do Sul/RS, diferentemente do triturador, que amassa, este equipamento faz fatias de cana. Isso evita a fermentação da cana e os animais aceitam melhor a alimentação em lâminas. A máquina tem um consumo de energia baixo com um motor de 3/4 de HP.

Publicado em 31/03/2014, na categoria Notícias.