Reunião com Emater avalia uso de produtos orgânicos no RU

edianeNa manhã desta quarta-feira (26), a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis da UFPel, Ediane Acunha, e a equipe administrativa do Restaurante Escola participaram da Reunião do GT Cooperativismo da Emater/RS-Ascar, que aconteceu na Associação Comercial de Pelotas. O tema do encontro foi o fornecimento de produtos da agricultura familiar para o RU, que ocorre desde dezembro de 2013.

A reunião serviu para realizar uma avaliação do trabalho conjunto que já está sendo realizado. Na opinião do gerente do RU, Vagner Vargas, o retorno de qualidade dos alimentos para o RU foi muito importante, pois reflete diretamente no tipo de refeição que atualmente é oferecida à comunidade acadêmica. Já para a pró-reitora, essa mudança permitiu um ganho de qualidade nutricional, com um alimento mais saudável. “Outro aspecto importante é da universidade desempenhar um importante papel social, como colaborador para o fomento da atividade das cooperativas de pequenos produtores”, afirma Ediane.

Também foram pontos abordados na reunião o aumento da preocupação do produtor com a qualidade do produto oferecido, o cuidado em manter o padrão dos produtos, o fortalecimento das cooperativas e dos projetos intercooperação e a diversificação da produção a partir da demanda por oferta de produtos.

Alimentos Orgânicos no RU
Os alimentos, como legumes, frutas e hortaliças, preparados no restaurante são orgânicos, fornecidos pela rede de cooperativas coordenada pela Unidade de Cooperativismo da Emater-RS. Essa mudança foi implementada em dezembro de 2013, a partir do trabalho desse GT em conjunto com a PRAE e Gerência do RU.

O resultado desse trabalho, na avaliação dos consumidores das refeições do RU, reflete na qualidade da alimentação, pois além de serem livres de agrotóxicos, as frutas e hortaliças são mais saborosas e as verduras mais macias.

Publicado em 26/03/2014, na categoria Notícias.