NIMEq participa da 14ª Expoagro Afubra

O Núcleo de Inovação em Máquinas e Equipamentos Agrícolas (NIMEq), da Universidade Fedral de Pelotas, possui uma parceria com a AFUBRA desde o ano de 2013, através da qual leva para feira as máquinas e equipamentos agrícolas para agricultura familiar desenvolvidos pelo Núcleo e pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Pordução Agrícola Familiar(PPGSPAF). Para a 14ª edição da EXPOAGRO AFUBRA, que se realiza de 25 a 27 de março, além de expor as máquinas desenvolvidas pelo NIMEq, foi elaborado o primeiro Prêmio AFUBRA/NIMEq de Inovação Tecnológica em Máquinas Agrícolas para a Agricultura Familiar, na categoria inventor, o qual tem o objetivo de contribuir para a melhoria da produção e produtividade agrícola, qualidade de vida das populações e preservação do meio ambiente ligados a agricultura de base familiar. O Prêmio busca ainda incentivar, junto aos agricultores, inventores e pequenas oficinas que não se caracterizam como fábricas ou empresas a inventividade e o desenvolvimento de novas tecnologias na área de máquinas agrícolas voltada para agricultura familiar.

Nesta primeira edição do Prêmio, as inovações desenvolvidas pelos produtores Fábio Ferreira Faleiro, Mauro Gilberto Soares e Norberto Guilherme Bock foram as escolhidas para receberem o Prêmio AFUBRA/NIMEq de Inovação Tecnológica em Máquinas Agrícolas para Agricultura Familiar. Os três foram selecionados, entre nove inscritos, e terão seus inventos expostos durante a EXPOAGRO AFUBRA, no setor da Dinâmica de Máquinas.

A Comissão Julgadora de Campo foi formada pelos professores Roberto Lilles e Antônio Lilles, do NIMEq/UFPel, e pelo professor Maurício Lenz, do curso de Engenharia Agrícola da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). No primeiro dia da feira (25), na parte da tarde, os três inventos passarão por mais uma avaliação, juntando-se aos primeiros avaliadores, um representante da Emater, um da Secretaria da Agricultura de Rio Pardo e um da Secretaria da Agricultura de Santa Cruz do Sul, sendo os inventos classificados em 1º, 2º e 3º lugares, recebendo troféu, selo e certificado.

A EXPOAGRO é uma feira agropecuária, promovida pela AFUBRA (Associação de Fumicultores do Brasil) com o apoio de diversas entidades e empresas, tendo por finalidade mostrar o potencial dos pequenos agricultores e apresentar propostas de tecnologias, produtos e serviços.

Os selecionados
1Laminador de cana – Usado para fazer lâminas da cana de açúcar para ser usada na alimentação de bovinos, suínos e caprinos. Segundo seu inventor, Mauro Gilberto Soares, de Linha Lotes, Cruzeiro do Sul/RS, “esta invenção tem vantagens ao triturador, pois faz as fatias da cana de açúcar, diferentemente do triturador, que amassa e, com isso, existe a perda de caldo acelerando o processo de fermentação, fazendo com que a cana ‘azede’ muito rápido. Os animais aceitam melhor a cana em lâminas. A máquina tem um consumo de energia muito baixo, utiliza um motor de ¾ de HP, com um custo de fabricação baixo”.

2Máquina para auxiliar no cultivo do tabaco – Seu inventor, Fábio Ferreira Faleiro, de Linha Mangueirão, Venâncio Aires/RS, explica que “com a nova tecnologia para a colheita de tabaco, o produtor faz o seu serviço na lavoura com mais rapidez e tranquilidade, contando com uma série de requisitos que lhe proporciona uma melhor acomodação, assim não agredindo sua coluna e membros, além da menor exposição do produtor com os agrotóxicos existentes na folha do tabaco, pois diminui o contato com o produto”.

3Descascador de amendoim – Para descascar amendoim de diversas variedades e tamanhos. O inventor do equipamento, Norberto Guilherme Bock, de Vila Paraíso, Paraíso do Sul/RS, revela que “é formado por um sistema de peneiras e elevador de retrilha, separação da casca do produto, com acionamento de motor elétrico monofásico de 2cv. Pode descascar 300 sacos por dia, com um rendimento bom em grãos inteiros. Também peneira arroz, milho e feijão”.

Publicado em 24/03/2014, na categoria Notícias.