Veterinária ganhará laboratório de produtos de origem animal

ltpoaUm espaço para ensino, pesquisa e extensão na área de processamento e transformação de leite, carne e seus derivados. Assim será o novo Laboratório de Tecnologia de Produtos de Origem Animal, nova estrutura que fará parte da infraestrutura da Faculdade de Veterinária ainda no ano de 2014.

A obra, com prazo de conclusão para o dia 26 de julho, foi aprovada em um edital pró-equipamentos da FINEP em 2008, mas apenas no final de 2013 começou a ser executada pela equipe da Coordenação de Obras e Planejamento Físico da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (DOPF/Proplan). O novo laboratório estará alocado em uma edificação própria, com cerca de 370 metros quadrados. O custo da construção é de R$ 750 mil.

DSC_0327Segundo a arquiteta Márcia Rotta, fiscal da obra, a execução está sendo realizada de acordo com as portarias e orientações do Ministério da Agricultura que normatizam esse tipo de construção. Além das áreas específicas para as atividades de análise e pesquisa, também existem na edificação vestiários, área de assepsia geral, como lava-botas e lava-mãos, grelhas de alumínio para o escoamento de água, entre outras estruturas. O prédio também contará com área de carga e descarga e câmaras frigoríficas. “É como se fosse uma pequena indústria de produtos derivados de leite e carne”, explica.

O professor Cláudio Timm, da área de Inspeção de Produtos de Origem Animal, responsável pelo laboratório, explica que a estrutura será usada em aulas práticas de disciplinas de graduação e pós-graduação, bem como em treinamentos na elaboração de alimentos de origem animal de estudantes e profissionais do setor. “O laboratório dará também suporte a projetos de extensão voltados às indústrias alimentícias, responsáveis técnicos e serviços de inspeção oficial”, afirma.

Estamos reconstruindo a UFPel! Clique aqui e veja as ações de infraestrutura que estão transformando a nossa Universidade.