Grupo de Pesquisas sobre Imaginário, Educação e Memória lança livros

Convite GEPIEM No próximo dia 28, às 18h, o Espaço Livraria Café da UFPel recebe o encontro “Produções acadêmicas em prosa”, promovido pelo Grupo de Pesquisas sobre o Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM), com a apresentação das obras O mítico e o simbólico no trajeto de uma professora, de Irapuã Pacheco Martins, e Ensaio sobre a dor na docência: uma escrita antropo-fenomenológica, de Deonir Luis Kurek.

Os livros são produtos das teses de doutoramento realizada no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFPEL  e tratam de temas relacionados à Educação, a Memória e Antroplogia do Imaginário.

O livro mítico e o simbólico no trajeto de uma professora, de Irapuã Pacheco Martins, decorre da tese desenvolvida a partir da biografia educativa da Professora Maria Isabel da Cunha. O objeto deste estudo é a problematização das relações entre o vivido, o escrito e o pensado em parte da escrita acadêmica da protagonista. O foco inicial da análise foi sua tese de doutoramento, em busca de “imagens fundadoras” e seus conteúdos mítico-simbólicos, que potencializaram e vêm potencializando seu modo de ser docente. O estudo está fundamentado em dois campos teóricos: os estudos biográficos e os estudos do imaginário. O primeiro aborda a ideia de “biografização”, da qual decorre a ideia de biografia educativa. O segundo aborda a concepção de cultura do imaginário a partir de Gilbert Durand, privilegiando o modo como as imagens são produzidas e visibilizadas. A metodologia está embasada na mitocrítica, método hermenêutico proposto por Durand, capaz de realçar o mito nas narrativas, contribuindo para a revelação dos mitemas na escrita pesquisada: tese e desdobramentos da tese estudada. Foram encontrados quatro mitemas: professor singular-plural, professor aprendiz de si, professor-projeto e professor balseiro, os quais revelam conteúdos simbólicos. Assim, a imagem fundadora que emergiu é representada pela Grande-Mãe, associada ao mistério da força vital cíclica em traços míticos que remetem ao mito de Deméter.

O livro Ensaio sobre a dor na docência: uma escrita antropo-fenomenológica, de Deonir Luís Kurek é fruto de estudos realizados pelo autor durante o curso de doutorado, sob orientação de Lúcia Vaz Peres. O livro está fundamentado na possibilidade de realizar uma reflexão sobre a dor na docência, sob a perspectiva da antropologia do imaginário, procurando, por meio da escrita apoiada em suportes teóricos, literários, intimações do vivido e da memória do autor, contribuir com as discussões sobre os sentidos das dores vivenciadas na profissão docente. O texto tem como base teórica principal dois autores: Gilbert Durand e Gaston Bachelard. Tomando a fenomenologia sob a ótica do primeiro e a antropologia sob a do segundo, o texto demonstra o caminho de reflexão do autor. Caminho onde escrita e reflexão se construíram concomitantemente, sendo esta uma característica do que, neste trabalho, se quer definir como escrita antropo-fenomenológica. Este caminho teve como fontes, além dos teóricos já mencionados, outros autores da filosofia e também da literatura e da poesia.  Dado que a intenção foi de trabalhar a possibilidade de falar sobre dores que são vividas em solidão: dores vividas, mas não facilmente narradas, buscou-se uma aproximação via imagens literárias. Dessa forma, foram utilizadas imagens literárias na composição da reflexão, principalmente as da casa, por se acreditar na possibilidade de que, na aproximação com tais imagens, possa-se construir saberes para o entendimento sobre as referidas dores. Visando possibilidades de convergências com outros professores, possíveis leitores do trabalho, defende-se a tese de que trabalhando com estes suportes, uma leitura poética da dor na docência pode constituir-se em possibilidade para produção de sentidos que implique em valorizações de imagens belas e de ações para preservá-las e não o sucumbir numa gravidade irreversível.

INFORMAÇÕES DOS AUTORES:

Irapuã Pacheco Martins
Mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Atualmente é professor Assistente da Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas (Fatec Senac Pelotas), onde atua nos Cursos Superiores de Tecnologia em Marketing e Processos Gerenciais, também em cursos de pós-graduação com foco no Eixo tecnológico Gestão e Negócios. Coordena o Curso Superior de Tecnologia em Marketing onde está lotado. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM / CNPq), no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel. Áreas de atuação: Gestão em Marketing e pesquisa em Educação no Ensino Superior nos campos dos estudos do maginário e dos estudos (auto) biográficos com foco nos processos de formação humana e profissional.

Deonir Luis Kurek
Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria, mestre em Educação pela mesma instituição e doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, atuando em pesquisa principalmente nos seguintes temas: imaginário, docência e formação de professores.

O Espaço Livraria Café da UFPel fica situado no Casarão nº 8 da Praça Cel. Pedro Osório e atende ao público das 14 às 19h, de segunda a sexta-feira.

Publicado em 18/03/2014, na categoria Notícias.