Começa o ano letivo na UFPel

DSC_0045 Mais de 14 mil estudantes de 98 cursos de graduação começaram, na quarta-feira (19), o primeiro semestre letivo de 2014 na Universidade Federal de Pelotas. Mais de três mil sentaram nos bancos universitários pela primeira vez. São os ingressantes pelos processos seletivos de Verão de 2014, Enem/Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do MEC e Pave (Programa de Avaliação da Vida Escolar). O último dia letivo é 19 de julho, começando o segundo semestre em 18 de agosto. Uma programação especial, a ser desenvolvida ao longo de 2014, marcará os 45 Anos da Universidade.

Para receber os calouros, a Universidade preparou uma programação especial de Calourada que inicia nesta segunda-feira (24), às 17h, no Campus Porto (Anglo), e vai até o dia 2 de abril, com atividades diversas. Veja o quadro no fim do texto. As aulas serão normais neste começo de semestre. Somente nesta segunda-feira (24), a partir das 17h, é que serão suspensas, em função da abertura da Calourada. Na manhã da terça-feira (25), tudo volta ao normal.

impressao-botton A Universidade está incentivando os trotes solidários e positivos, como de doação de sangue ou arrecadação de alimentos, no lugar dos violentos e agressivos à dignidade.

Agente de Desenvolvimento
A UFPel é uma Instituição Federal de Ensino Superior de excelência, reconhecida como referência em diversas áreas do conhecimento no país e no exterior. Orientada por princípios de gestão democrática, transparente, participativa e inclusiva, é hoje um agente imprescindível para o desenvolvimento social, político, econômico e cultural das comunidades da Região Sul do País.

A Universidade possui, em função de sua origem, um rico acervo cultural, composto por edificações históricas de reconhecido valor arquitetônico e por bens móveis de diversas categorias, como obras de arte e coleções que compõem seus acervos museológicos.

Multi-estrutura
A Instituição está estruturada em vários Campi, que são o Campus do Capão do Leão, o da Saúde, o das Ciências Sociais e o Porto/Anglo, onde estão a Reitoria e unidades administrativas.  É composta por 22 unidades acadêmicas.

Katia 050 São 98 cursos de graduação, sendo 94 presenciais e 4 cursos a distância, 19 cursos de doutorado, 41 de mestrado, 22 cursos de especialização, 9 programas de residências médicas e um de residência multiprofissional.

Além destas modalidades de ensino, a UFPel participa do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), na modalidade de educação a distância. Além dos 14 mil estudantes presenciais, a UFPel conta com cinco mil acadêmicos a distância em cursos de graduação, quase dois mil de pós-graduação strictu sensu e três mil lato sensu, além de mais de 1,3 mil técnico-administrativos e a mesma quantia de docentes, dos quais mais de 955 são doutores.

Bibliotecas
A UFPel mantém nove bibliotecas, um acervo de 87 mil títulos e mais de 199 mil exemplares gerenciados pelo sistema Pergamum, além dos serviços de biblioteca digital, auxílio na normalização de trabalhos acadêmicos, disseminação seletiva da informação, levantamento bibliográfico, COMUT, serviço de alerta, treinamento do portal de periódicos da CAPES, repositório institucional Guaiaca, sistema eletrônico de editoração de revistas (SEER), catalogação na publicação, treinamento de usuários, visitas guiadas e coleção ABNT online.

Calourada

Dia Horário Atividade Local Trote Solidário
24-03-2014 17:00h Abertura oficial Boas Vindas da Administração Central, Shows com diversas Bandas de Pelotas (LADY SOUL, DANIELA BRIZOLARA E BANDA E REGGAE DA LUTA) e Mateada. Em frente ao bar da UFPel – Campus Porto-Rua Gomes Carneiro nº 01 1kg de alimento não perecível
24-03-2014 14:00h Conversa com alunos ingressantes (PRG e PRAE) Auditório do Gabinete (4º andar – Anglo)
26-03-2014 17:00h Conversa com alunos ingressantes (PRG e PRAE) Sala 316-prédio do ICH- Instituto de Ciências Humanas – Rua Alberto Rosa nº 154
30-03-2014 14:00h Piquenique Cultural – Parceria Piquenique x UFPel Praça da Rodoviária de Pelotas
01-04-2014 14:00h Conversa com alunos ingressantes (PRG e PRAE) Auditório da FAEM- Campus Capão do Leão
02-04-2014 21:00h Encerramento – Show com Daniel Drexler Teatro Guarany – Rua Lobo da Costa, 849, Centro. 1kg de alimento não perecível
Passe Livro Distribuição de passe, no período de 24 a 28/03, na Livraria Café UFPel para aquisição de livro por parte dos Calouros Casarão  8, Praça Coronel Pedro Osório, Centro.

Os ingressos para o Show do Daniel Drexler estarão disponíveis no período de 24 de março a 1º de abril na Livraria da UFPel.

Confira a íntegra do Calendário Acadêmico para 2014 no endereço  http://portal.ufpel.edu.br/wp-content/uploads/Calendario-Academico-2014-UFPEL.pdf .

Clique no arquivo Folder Calourada para ver o folder com informações para os calouros. O folder foi passado às Coordenações dos cursos para distribuição e será entregue também durante todas as atividades da Calourada.

Publicado em 18/03/2014, na categoria Manchete.