Elevador atende acessibilidade no LabAgro

DSC_0013Assegurar a acessibilidade aos prédios da Universidade, atendendo aos requisitos previstos na atual legislação, é uma das metas da nova gestão da UFPel, algumas das quais, no entanto, remetem a ações de difícil execução, tendo em vista a estrutura antiga dos imóveis.

DSC_0036Favorecida por ser uma construção nova e moderna e que já previu em seu projeto as principais necessidades, a sede do Laboratório de Agronomia (LabAgro), prédio adjacente à Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem), no campus Capão do Leão, teve aprovado no CT-Infra projeto de instalação de elevador com duas paradas – térreo e segundo pavimento, envolvendo recursos da ordem de R$ 85,7 mil.

O elevador, adquirido da empresa ThyssenKrupp, tem capacidade para oito pessoas e foi colocado em operação no dia 15 de janeiro.

A caixa de alvenaria que recebeu o equipamento foi construída pela Pró-Reitoria Adjunta de Infraestrutura (Prainfra), sob a orientação da Coordenação de Obras e Planejamento Físico (COPF/Proplan), através do engenheiro Eduardo Gonçalves. A fiscalização da instalação do elevador contou, ainda, com a supervisão da engenheira Denise Shwonke (COPF/Proplan).

LabAgro
DSC_0103webO LabAgro funciona na forma de multiusuários e contempla atividades de ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação, atendendo a alunos de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado nos cursos de Fruticultura de Clima Temperado, Fitossanidade e Mestrado em Entomologia.

No térreo do imóvel estão instalados o Laboratório de Fruticultura e o Laboratório de Propagação de Plantas Frutíferas, ambos com a sigla LabFruti e vinculados ao Departamento de Fitotecnia da Faem. No primeiro piso estão os Laboratórios de Manejo Integrado de Pragas (LabMip) e a Clínica Fitossanitária, ambos do Departamento de Fitossanidade da Faem.

Os projetos em andamento envolvem o uso de tecnologias de avaliação da qualidade das frutas através de métodos não destrutivos e que não geram efluentes, o acompanhamento do nível de resíduos de agrotóxicos em frutas in natura e industrializadas, técnicas de manejo do solo e das plantas que asseguram redução do uso de insumos agrícolas, estudos de frutas nativas e os seus componentes bioativos, clonagem de porta-enxertos de pessegueiro e cultivo sem solo, estudos sobre problemas relacionados com a produção de peras na região Sul do Brasil e pesquisa nas áreas de macro e micropropagação, com pioneirismo na produção in vitro de mudas de mirtileiro.

Incluem-se ainda a avaliação do impacto ambiental de plantas transgênicas sobre inimigos naturais, estudos sobre a seletividade de agrotóxicos sobre inimigos naturais em culturas anuais (arroz, milho e soja) e frutíferas (macieira, pessegueiro e videira), promovendo a integração harmônica do controle biológico com o controle químico, e clínica fitossanitária, para atendimento de agricultores da Metade Sul do RS na identificação de doenças, pragas e outras desordens causadas por fatores bióticos e abióticos.

As pesquisas são realizadas de forma integrada com órgãos como Embrapa Clima Temperado, Embrapa Uva e Vinho, Embrapa Soja, Embrapa Trigo e Epagri(SC). Projetos internacionais são mantidos com Alemanha, Bélgica, Espanha, Itália, França e Estados Unidos.

Estamos reconstruindo a UFPel! Clique aqui e veja as ações de infraestrutura que estão transformando a nossa Universidade.