Servidores da UFPel terão acesso a exames periódicos de saúde

FOLDER MEDICOS VERSÃO FINAL 1Atendendo aos termos do Artigo 206-A da Lei 8112/90, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, posteriormente regulamentados por legislação complementar, a atual gestão da UFPel, através do Núcleo de Saúde e Qualidade de Vida da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), passa a assegurar a todos os servidores da Universidade – docentes e técnico-administrativos – a realização de exames periódicos de saúde.

Segundo a chefe do Núcleo, Tanízia Bender, os exames representam um direito dos servidores, que assim podem zelar pela sua saúde, de forma preventiva. “Antes de tudo, isto revela a preocupação da instituição para com aqueles que a constituem”, argumenta a médica do Trabalho da UFPel, Berenice Knuth, entusiasta da iniciativa.

Para oferecer o serviço, foi realizada licitação, da qual se sagrou vencedora a Unimed, que será a responsável pelos atendimentos. Para atender às diversas unidades da Universidade, está sendo elaborado um cronograma, que deverá entrar em operação ainda neste semestre.

Os exames serão anuais ou bienais, de acordo com a idade e o tipo de trabalho realizado pelo servidor. Entre as vantagens elencadas de se fazer os exames estão a possibilidade de prevenir doenças e a melhoria da qualidade de vida. Além disso, não é preciso ter plano de saúde, uma vez que os exames são totalmente custeados pela União, e é assegurado o sigilo das informações e procedimentos. Os exames não são obrigatórios, já que se trata de um direito; entretanto, a renúncia deverá ser registrada em termo.

Tipos de exames

• Avaliação clínica e exames laboratoriais;
  • Avaliação oftalmológica (para servidores com mais de 45 anos);
  • PSA (preventivo para câncer de próstata) para servidores com mais de 50 anos;
  • Mamografia (para servidoras com mais de 50 anos) e papanicolau (citologia oncológica) para as que possuam indicação médica.

Servidores expostos a outros riscos à saúde no ambiente de trabalho poderão ser submetidos a exames e avaliações complementares, a critério da Adminsitração.

Publicado em 25/02/2014, na categoria Destaque.