Disciplina da Antropologia discute o Consumo

A interrogação “Por que as pessoas querem bens?”, que abre o livro O Mundo dos Bens, de Mary Douglas e Baron Isherwood (2004), serve de inspiração para as reflexões a serem estimuladas ao longo da disciplina Antropologia do Consumo, do Curso de Bacharelado em Antropologia.

Rejeitando a visão moralista corrente sobre consumo, os bens são entendidos como acessórios rituais e o consumo como processo ritual. Os bens são investidos de valores, exprimem categorias e princípios, agindo como marcadores. Assim, como ensinam os autores citados, os bens podem ser usados como cercas ou como pontes, na medida em que integram, excluem e classificam os indivíduos a partir das escolhas realizadas nas práticas de consumo. Desse modo, os bens são a parte visível da cultura.

Disciplina: Antropologia do Consumo

Curso: Bacharelado em Antropologia

Professora: Renata Menasche

Quando: nas tardes de quinta-feira

Matrícula para alunos regulares ou especiais: informações na Secretaria do Bacharelado em Antropologia (antropologiaufpel@yahoo.com.br).

Publicado em 25/02/2014, na categoria Notícias.