Frota de veículos recebe manutenção e renovação

DSC_0013webA frota de veículos da UFPel, indispensável no apoio às atividades acadêmicas e administrativas, é alvo de atenção especial da nova administração. Para isso, a Pró-Reitoria de Infraestrutura, através do Núcleo de Transporte, não descuida na manutenção dos veículos e investe na gradual renovação da frota.

O quadro encontrado em janeiro de 2013 era preocupante. Dos 121 veículos existentes, com idade média de 13 anos, 50 se encontravam indisponíveis. Problemas mecânicos e estruturais comprometiam a utilização dos ônibus.

Segundo o chefe do Núcleo, Jeremias Maas Lerm, várias medidas emergenciais se fizeram ncessárias, a começar pelo controle de documentação dos veículos e condutores, a substituição de extintores e a identificação visual dos veículos.

“Nossa principal preocupação é, sem dúvida, a manutenção corretiva e preventiva da frota da Universidade”, enfatiza Jeremias Lerm. Segundo ele, 95% das solicitações de manutenção já foram atendidas.

Outra ação diz respeito à qualificação do espaço de trabalho do Núcleo, inclusive o local de permanência dos veículos. Esta meta, alcançada em parceria com a Coordenação de Gestão Ambiental, incluiu a retirada de tonéis com resíduos de óleo industrial, e de pneus que eram descartados no campus Capão do Leão.

Em parceria com a Prefeitura Municipal, o Núcleo de Transporte atuou também na implantação de ciclovia ao longo da rua Gomes Carneiro.

Renovação
No mês de outubro, o número de veículos efetivamente disponíveis já era de 92.

A demanda existente começou a ser atendida com a liberação de veículos seminovos doados pela Receita Federal e com a entrega de veículos novos às unidades. Foram adquiridos uma van de 15 lugares, um furgão, dois automóveis para o Programa de Internação Domiciliar, um automóvel para o reitor e uma camionete para utilização do Planetário Móvel.

A oferta atual da Universidade é, hoje, de 114 veículos, 23 dos quais estão indisponíveis – alguns serão leiloados.

Um caminhão doado pela Receita Federal, que será utilizado pelo Núcleo de Transporte para atender a demanda da UFPel, acaba de ser liberado.

Uma das aquisições mais saudadas, cuja entrega está prevista para o mês de março, é um ônibus urbano com rampa de acesso PNE (cadeirantes), que qualificará o transporte de apoio na região do Porto.

Além disso, acaba de ser aprovado pelas instâncias superiores o Plano Anual de Aquisição de Veículos para o ano de 2014, protocolado junto ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e que poderá redundar na aquisição de mais veículos, de acordo com a dotação orçamentária da UFPel.

Estamos reconstruindo a UFPel! Clique aqui e veja todas as ações de infraestrutura já reportadas.

Publicado em 21/02/2014, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Estamos reconstruindo a UFPel!, frota, infraestrutura, veículos.