CLC assina convênio com a École de Français Azurlingua, França

A partir de um contato inicial realizado pela professora de francês já aposentada da UFPel, Maria Laura Maciel Alves, e ao fim de um longo processo de tramitações, a área de língua francesa do Centro de Letras e Comunicação, através da Coordenadoria de Relações Internacionais da UFPel, assinou um convênio com a École de Français Azurlingua, de Nice, na França, por um período de quatro anos.

Para candidatar-se ao convênio, o estudante deverá estar regularmente matriculado no Curso de Licenciatura em Letras – Português e Francês da Ufpel a partir do 3º semestre. O processo de inscrição é feito através de edital divulgado pela área de língua francesa, sendo a seleção baseada em entrevista em francês e no aproveitamento obtido nas disciplinas da área de língua francesa.

Uma vez selecionado, durante cinco meses e meio, o estudante terá direito a três horas de aulas de francês pela manhã e, em contrapartida, trabalhará na própria escola por quatro horas à tarde. Uma bolsa da École de Français Azurlingua lhe permitirá pagar alojamento e almoço. Outros custeios, bem como a passagem de avião, serão por conta do aluno.

Ao fim de sua permanência na França, o estudante submeter-se-á às provas de proficiência internacional DELF e DALF,  diplomas oficiais expedidos pelo ministério da educação francês, para certificar as competências em francês dos candidatos estrangeiros e dos franceses de um país não francófono e não titulares de um diploma de ensino secundário ou superior público francês. Após o seu retorno, deverá compartilhar sua experiência através do projeto de extensão Ciclo de Palestras “Aspectos e Desafios da Francofonia” e exercer atividades como monitor voluntário de língua francesa durante um semestre.

O primeiro processo de seleção ocorreu no mês de janeiro, sendo que Luísa Zanini Vargas, acadêmica do 6° semestre, dará inicio ao convênio, com sua ida a Nice já no próximo mês de abril, com retorno previsto para o mês de outubro.

A UFPel é a segunda universidade do Brasil a estabelecer convênio com a Azurlingua, tendo sido precedida apenas pela Universidade Federal Fluminense. A escola francesa tem uma forte tradição no ensino de francês como língua estrangeira e na formação de professores, atuando há mais de vinte anos na área (http://www.azurlingua.com/).

Publicado em 21/02/2014, na categoria Notícias.