Energia para reconstruir a UFPel

4aO abastecimento de energia elétrica no campus Capão do Leão, um dos problemas crônicos que mais preocupam a comunidade acadêmica, está com as soluções definitivas sendo encaminhadas pela Administração Superior da UFPel. A ação está sendo priorizada desde os primeiros dias da nova gestão com o refinanciamento da dívida de mais de quatro anos com a CEEE, incidente sobre mais de 70 pontos de consumo da Universidade, que possibilitou o apoio da equipe técnica da Companhia para a manutenção da rede interna do campus Capão do Leão, bem como a manutenção do ramal de média tensão que atende o local.

Numa primeira averiguação da Companhia, haviam sido identificados três pontos críticos, que apresentavam aquecimento nos cabos, colocando em risco o abastecimento. A situação foi solucionada com a troca dos equipamentos defeituosos.

A partir de uma parceria entre os cursos de Engenharia Eletrônica e Engenharia de Controle e Automação e o Laboratório de Conforto e Eficiência Energética, são também realizadas constantes aferições nos sistemas elétricos da Universidade, através de um aparelho analisador de energia, que permite compatibilizar os dados do equipamento com os dados da CEEE.

A UFPel também foi incluída no Programa de Eficiência Energética, em cuja área a Universidade tem ações pioneiras e projetos prontos para serem implementados, como o PROBEN-Conscientização, a ser lançado nas próximas semanas. A participação da universidade no programa prevê um investimento da CEEE na ordem de 1%. Os resultados são obtidos a partir da troca do sistema de iluminação por lâmpadas e reatores mais eficientes.

A parceria com a empresa energética gaúcha também garantiu a a unificação das datas de vencimento e locais de entrega das mais de 70 contas de energia da UFPel e o treinamento do pessoal da Universidade para operar a rede de média tensão. Também foi acordado que a Companhia avise com antecedência os desligamentos programados.

Subestações
A UFPel projetou a instalação de dez subestações com geradores de energia no Campus Capão do Leão que solucionarão de vez o problema de abastecimento de energia. Duas subestações, a do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA) e a do Instituto de Biologia (IB), já foram contratadas, sendo que a instalação da primeira delas, no IB, tem prazo estipulado em 150. Os reparos na rede elétrica dos prédios estão planejados segundo um cronograma de necessidades após a regularização no abastecimento de energia.

Segundo o reitor Mauro Del Pino, que visitou no final de janeiro as unidades que receberão as primeiras subestações, a ideia da administração é tentar contratar mais uma subestação dentro do orçamento de 2014.

No Instituto de Biologia, o reitor simbolicamente entregou o contrato de realização das intervenções já assinado para a comunidade daquela unidade. Ali será instalada a subestação de energia e um gerador. Os oito prédios do IB serão contemplados.

A diretora do IB, professora Gladis Ribeiro, explica que esta era uma pauta antiga do instituto, pois, pelas frequentes quedas de energia, muitos experimentos eram perdidos e a manutenção dos materiais era dificultada. “Muitos trabalhos são prejudicados por causa disso”, diz. Ela destacou também que dos grandes problemas enfrentados, a qualidade da água, o telhado e a energia elétrica, dois já estão sendo resolvidos. As melhorias no instituto, além de beneficiar os cursos da unidade, também atendem cerca de 25 outros que usam a estrutura do local.

Já no CCQFA, a assinatura do contrato que garante a instalação do mesmo equipamento ocorrerá na próxima quarta-feira (12). A previsão é que a obra seja entregue para a comunidade da UFPel 210 dias após a sua contratação.

Estamos reconstruindo a UFPel! Clique aqui e veja todas as matérias.